Nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, foi realizado no Teatro Engenheiro Salvador Arena, com transmissão on-line, o evento “Simpósio de Formação Docente”, que teve como tema: ‘O Futuro da Educação é Agora: Transformando o presente para construir o futuro’. O objetivo do evento foi ampliar a visão dos docentes do Colégio Engenheiro Salvador Arena, da Faculdade Engenheiro Salvador Arena, da Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena e das escolas parceiras, além dos alunos e egressos da pós-graduação em Gestão Educacional da faculdade, sobre temas atuais que envolvem tecnologia e educação.
Palestras com especialistas e temas atuais
No primeiro dia do evento, Priscila Boy, especialista em transformar a forma como educadores e gestores lidam com os desafios do cotidiano escolar, abordou os desafios e as tendências educacionais em relação à tecnologia e às metodologias de ensino. No mesmo dia, o Professor Fábio Cabrini e o Professor Rafael Franco discutiram as tendências tecnológicas aplicadas à educação e debateram sobre a necessidade de repensar o papel da avaliação no contexto educacional contemporâneo.
Priscila Boy, Fábio Cabrini e Anderson Moreira
A programação do simpósio seguiu no segundo dia com Anderson Moreira, que falou sobre os desafios para a criatividade na era da inteligência artificial, destacando a importância do pensamento crítico diante das tecnologias atuais. Carla Tieppo, especialista em processos de aprendizagem, refletiu sobre o papel da neurociência na evolução dos processos educativos, enfatizando que a educação deve focar em como ensinar, e não apenas no conteúdo a ser ensinado. O final do dia contou com a apresentação do Professor Issa Berchin, que falou sobre ESG (Environmental, Social, and Governance – Ambiental, Social e Governança), um conceito essencial para entender as áreas de responsabilidade e desempenho das organizações.
O terceiro dia do evento foi encerrado pelo Professor Denis Silva, que trouxe novas perspectivas sobre os estudantes em formação, analisando diferentes gerações e competências. O Professor Manoel Garcia finalizou o simpósio com um debate sobre inovação comportamental e como as competências socioemocionais podem melhorar a qualidade de vida dos profissionais da educação.
Carla Tieppo e Denis Silva
Conhecimento em forma de arte
Flávia Garrafa, atriz, diretora, dramaturga e psicóloga, encerrou a manhã com a comédia reflexiva Faça Mais Sobre Isso. A peça abordou a importância de agir proativamente, em vez de se limitar à passividade ou procrastinação. Com foco em educação socioemocional e autoconhecimento, a apresentação incentivou os espectadores a refletirem sobre suas atitudes, escolhas e desafios, propondo um caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional. Flávia utilizou a peça para promover a mudança de mindset, estimulando o público a assumir responsabilidade por suas trajetórias e agir de forma consciente. A produção também destacou a importância de lidar com as emoções, desenvolver inteligência emocional e adotar uma postura proativa, seja no trabalho, nos relacionamentos ou no autodesenvolvimento.
Flávia Garrafa
A importância do simpósio para se manter atualizado
O Simpósio de Formação Docente oferece uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e a reflexão sobre práticas educacionais inovadoras. Este tipo de evento é essencial para que os educadores se atualizem sobre metodologias de ensino, novas tecnologias e desafios do ambiente educacional. Ao participar, os docentes ampliam seu repertório e aprimoram suas abordagens, tornando-se mais preparados para atender às demandas da educação moderna e promover uma aprendizagem mais conectada às necessidades dos alunos. A formação continuada é fundamental para o crescimento profissional dos educadores e para o fortalecimento das instituições de ensino. Programas como o simpósio garantem que os docentes estejam em constante evolução, possibilitando a implementação de estratégias inovadoras e eficazes no cotidiano escolar. Além disso, esses espaços de capacitação promovem a troca de boas práticas entre diferentes instituições, enriquecendo o ambiente educacional e contribuindo para a melhoria contínua das práticas pedagógicas.