A Biblioteca do Ensino Médio e da Faculdade Engenheiro Salvador Arena foi inaugurada em setembro de 2004 com aproximadamente 7000 títulos. Atualmente, os recursos informacionais disponíveis são compostos por meios impressos, audiovisuais, de multimídia, eletrônicos e artefatos tridimensionais, organizados de forma que os usuários tenham livre acesso aos recursos, possibilitando que explorem com autonomia e liberdade o acervo existente. A base de dados é disponibilizada em diferentes terminais de consulta e possibilita conexão em rede. Há também computadores ligados à internet a fim de que os alunos possam transitar pelos diferentes meios de informação.

A Biblioteca oferece treinamentos contínuos aos usuários através de workshops e oficinas, como: ABNT e bases de dados. O acervo é atualizado periodicamente e a comunidade acadêmica – diretores, coordenadores, professores, alunos e funcionários – podem participar de sua seleção e ampliação, de acordo com o procedimento vigente.


MISSÃO

Atender ao Centro Educacional da Fundação Salvador Arena contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem através da mediação infoeducacional, bem como promover a construção das autonomias relativas ao acesso, organização e utilização dos diferentes dispositivos informacionais.


ESTRUTURA TÉCNICA

A equipe técnico-administrativa responsável pelos serviços da Biblioteca conta com:

  • Coordenadora geral de Bibliotecas
  • Bibliotecária
  • Infoeducadores
  • Assistentes administrativos

ACONTECE NA BIBLIOTECA

Para ver as notícias e as atividades da biblioteca, clique aqui.


O empréstimo entre Bibliotecas possibilita o acesso a obras disponíveis em outras Instituições.  Para solicitá-lo, envie um e-mail para: biblioteca@cefsa.edu.br.

Apoio oferecido pela Biblioteca que abrange questões de normatização (ABNT), escolha e uso de base de dados, acesso a textos completos de materiais diversos e auxílio ao levantamento bibliográfico.  Para solicitar qualquer desses serviços, envie um e-mail para biblioteca@cefsa.edu.br.

Spell: o Spell é um sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuito de produção científica das áreas de Administração Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo, vinculado à ANPAD, com o objetivo central de promover o acesso, a organização, a disseminação e a análise da produção científica de distintas áreas do conhecimento.

http://www.spell.org.br/

Ipeadata: o Ipeadata é uma base de dados macroeconômicos, financeiros e regionais do Brasil mantida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Oferece também catálogo de séries e fontes, dicionário de conceitos econômicos, histórico das alterações da moeda nacional e indicações sobre métodos e fontes utilizadas.

http://www.ipeadata.gov.br/Default.aspx

Agrícola:a AGRICOLA (AGRICultural OnLine Access), conjunto de bases de dados referenciais, é um catálogo e índice para as coleções da Biblioteca Nacional de Agricultura, bem como uma fonte pública para o acesso mundial à informação agrícola. A base de dados cobre(abrange) materiais em todos os formatos e períodos, e sua atualização é diária.
 

https://agricola.nal.usda.gov/ 

 

Embrapa:a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Disponibiliza materiais como: livros, revistas, catálogos comerciais, imagens de satélite, mapas, palestras entre outros.
 

https://www.embrapa.br/biblioteca 

 

Agropensa:é o Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa, que atua na captura e prospecção de tendências para a identificação de futuras possibilidades, além de contribuir no mapeamento e no apoio à organização, bem como na integração e disseminação de base de dados e de informações agrícolas.
 

https://www.embrapa.br/agropensa/bases-de-dados 

Begell base referencial  voltada para as áreas de engenharia de fluidos, transferência de calor e massa térmica, sistemas multifásicos, dinâmica de fluidos, mecânica computacional, física nuclear, química, nanotecnologia, ciências dos materiais e telecomunicações.

https://www.begellhouse.com/pt/

INPI:o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, cuja missão é estimular a inovação e a competitividade a serviço do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, por meio da proteção eficiente da propriedade industrial. Entre os serviços do oferecidos pelo INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia área do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas.

https://gru.inpi.gov.br/pePI/servlet/LoginController?action=login

IEEE:disponibilizada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, incorporated- IEEE, a base IEEE oferece periódicos, conferências e normas técnicas nas áreas de campos elétricos, eletrônicos e computação e áreas afins de ciência e tecnologia.

https://ieeexplore.ieee.org/Xplore/home.jsp

Scielo a SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo -, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde -, que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos.

https://scielo.org/pt/

BDTD: a BDTD integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, estimula a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

https://bdtd.ibict.br/vufind/

DOAJ: diretório de revistas eletrônicas de acesso aberto (open access), mantido pela Lund University Libraries na Suécia; permite o aceso gratuito a revistas científicas e acadêmicas de qualidade em várias áreas do conhecimento.

https://www.doaj.org/

Capes:é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ela conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

http://www.periodicos.capes.gov.br/

Redalyc.org: é um sistema de indexação que integra as revistas científicas e editoriais de alta qualidade. Após 16 anos dando visibilidade e apoiando a consolidação de revistas, agora integra exclusivamente aquelas que se constituem em modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar o caráter acadêmico e aberto da comunicação científica de qualquer região.

https://www.redalyc.org/home.oa

Copyright © Faculdade Engenheiro Salvador Arena | Gerenciamento de Cookies