#FTTnoMercado: Aluno se destaca em processo seletivo de multinacional

25/09/20


A inserção de alunos no mercado de trabalho é sempre motivo de orgulho e alegria para a Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), principalmente quando o estudante demonstra dedicação e comprometimento nas atividades que desempenha. Leonardo Cozza Malenoski, que cursa o 8º semestre de Administração na FTT, nos deu mais um motivo para comemorar. Há alguns meses, o jovem se inscreveu para um programa de trainee de uma das maiores empresas do mundo na área de auditoria empresarial e consultoria financeira, que atualmente tem outros três egressos da FTT em seu quadro de colaboradores. Após passar por um processo seletivo bastante concorrido, e composto por 12 fases complexas, Leonardo se sobressaiu e obteve a primeira de duas vagas como trainee na área contábil. Suas atividades na multinacional se iniciarão ainda neste mês e, há grandes oportunidades para que ele possa, em algum momento, atuar em outro país.

O estudante passou por testes variados, jogos para avaliar seu perfil, dinâmicas de grupo e entrevistas on-line, entre outros. A cada etapa em que era aprovado, a expectativa aumentava, mas Leonardo sempre se preparava. Além de pesquisar sobre a empresa, buscava informações sobre os entrevistadores no LinkedIn. “Conhecendo com quem você vai conversar, a conversa flui mais”, recomenda. Além disso, buscava apoio do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC) do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA). “Antes de cada entrevista, eu conversava com o pessoal do NAC para pegar dicas e, depois da entrevista, voltava para contar como foi, questionava se havia feito de forma correta e como poderia melhorar na próxima”, relata.

Em uma das entrevistas, Leonardo conta que foi mais ousado: “Os entrevistadores adoram candidatos que demonstram interesse e fazem perguntas. Então, em uma das ocasiões, questionei: Vocês sempre perguntam como nos vemos daqui a cinco anos, mas como vocês nos veem na empresa daqui a cinco anos?”. O questionamento surpreendeu o entrevistador de forma positiva. “Acredito que foi um dos pontos que me fez ir para a próxima etapa”, diz o estudante.

Outro fator decisivo para a aprovação no recrutamento foi seu envolvimento nas atividades da FTT. Como Leonardo não tinha muita experiência no mercado de trabalho, pois havia feito apenas um estágio por um breve período de tempo, contou as experiências vividas na FTT com projetos como “Em Paz com o Leão” e “Rally do Conhecimento”. “Sempre participei dos projetos da faculdade, ajudando a Coordenação e a Direção, interagindo para não ficar parado e para aprender mais. Isso me motivou a buscar cada vez mais oportunidades no mercado de trabalho”, conta.

O estudante exalta também a importância do apoio recebido pela FTT: “Não tenho nem palavras para agradecer o apoio e a confiança que a Instituição sempre depositou em mim”. Antes de iniciar o curso de Administração na FTT, Leonardo cursou todas as etapas da Educação Básica no Colégio Termomecanica. Em 2016, ao se formar no Ensino Médio, passou nos três vestibulares que prestou e optou por continuar seus estudos no CEFSA, por já estar familiarizado com o ambiente e se identificar com o curso oferecido, além dos valores institucionais.

Mesmo tendo conseguido a vaga de trainee, após finalizar o curso de Administração Leonardo tem planos de fazer outros cursos de graduação e pós-graduação, para continuar buscando conhecimento e se aperfeiçoando.

A FTT deseja um caminho de muito sucesso ao Leonardo e a todos os seus alunos e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação!



Copyright © Faculdade Engenheiro Salvador Arena | Gerenciamento de Cookies