Alunos da FTT participam do Arena em Debate

Faculdade Engenheiro Salvador Arena


No dia 27 de abril, os alunos da Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), participaram de mais um Arena em Debate que, dessa vez, teve como tema a “Comunicação Não Violenta”. O evento, que ocorreu no Teatro Eng. Salvador Arena, contou com a presença da professora e psicóloga Lourdes Alves de Souza, que abordou alguns dos desafios da comunicação, como a prática da escuta ativa, livre de acusações e julgamentos.

Alguns elementos foram apontados pela psicóloga como facilitadores na hora de estabelecer um diálogo: observar sem julgar é o primeiro deles, além de identificar os sentimentos e as necessidades próprias e do outro, que é o receptor da mensagem. “Comunicação não violenta é saber ouvir e falar. É dialogar de forma aberta e atenta”, explicou Lourdes.

A palestrante ainda ressaltou como a convivência com outros indivíduos pode proporcionar grandes aprendizados, já que, segundo ela, somos resultado de nossas relações. Para que isso aconteça, a especialista afirma ser necessário se “humanizar” com o outro, ouvir o que ele pensa e manter uma relação com sinceridade, respeito e empatia. “O mais importante que se tem a fazer, é romper as barreiras entre as pessoas”, complementa.

Durante a palestra, os participantes realizaram uma atividade prática, onde puderam exercitar a escuta ativa e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas a respeito do assunto.
O Arena em Debate é um evento trata de temas atuais, que promovem a reflexão e a conscientização social. Em breve teremos uma nova edição, e com mais um tema interessante para compartilhamos juntos.

Confira as fotos:

📷 Confira mais fotos sobre esse, outros eventos e atividades no Instagram da Faculdade!

Pular para o conteúdo