Alunos do Curso de Administração visitam a fábrica da Natura

Faculdade Engenheiro Salvador Arena


No último dia 15, os alunos do Curso de Administração da Faculdade Engenheiro Salvador Arena visitaram a fábrica da Natura em Cajamar. Eles conheceram as linhas de produção, que são totalmente automatizadas, o centro de pesquisa e tecnologia, o almoxarifado vertical, que também é automatizado e utiliza o método FIFO, o qual propõe que os primeiros produtos que entram no estoque devem ser os primeiros a sair.

Segundo a visão de Vinícius Moreira, aluno do 4º semestre do Curso de Administração da faculdade, “a visita à Natura foi gratificante por nos fazer entender a fun­cionalidade de uma das maiores empresas do ramo em nosso país. A visita técnica teve como objetivo mostrar o funcionamento, a vivência e a planta da fábrica.     

Mostrando-se uma empresa preocupada com o bem-estar de seus colaboradores, a Natura desenvolveu um ambiente de trabalho agradável e eficiente. A preservação do espaço em que está inserida é surpreendente: repleta de áreas preservadas de Mata Atlântica e que conta até mesmo com o cuidado de preservação da antiga ferrovia, um patrimônio histórico da região. Sua fábrica é eficiente, mostrando uma organização impecável. Seus laboratórios têm maquinários de ponta, onde há tecnologias atuais como máquinas de impressão de células humanas. Já a Sala de Alquimia proporciona uma incrível experiência sensorial e intuitiva, mostrando a história e os valores da empresa. Superou, em muito, as expectativas que eu tinha. 

Compreender o funcionamento de uma empresa de grande porte como a Natura é essencial para a formação em Administração. Entender a logística, a preservação do meio em que está inserida, o dia a dia e o bem-estar de seus colaboradores é bastante importante, e creio que seja para isso que servem as visitas técnicas. Foi uma experiência incrível. ”

Já a aluna Alice Modolo, do 1º semestre de Administração, afirmou: “Ao chegar à Natura, é perceptível que a natureza (como o próprio nome sugere) tem maior destaque e é utilizada da melhor forma. Os aspectos que mais me chamaram a atenção durante a visita foram como os recursos naturais são bem utilizados; os mínimos detalhes foram desenvolvidos de forma harmônica entre a natureza e o ser humano.

A luz natural é totalmente aproveitada para iluminar a fábrica, diminuindo o consumo de energia durante o dia. Toda estrutura do local é revestida com material que não absorve calor, trazendo assim maior conforto térmico e diminuindo o uso de ar condicionado nos ambientes internos, entre outros cuidados que são realizados diariamente para melhor atender às necessidades do meio ambiente em sintonia com os funcionários.

Outro ponto interessante é a tecnologia de ponta utilizada em todos os seto­res; o investimento em laboratórios e recursos avançados para a criação de novos produtos comprova também o compromisso da empresa com a qualidade e a inovação.

A Natura oferece um exemplo valioso de como a integração de práticas sustentáveis e tecnologia pode levar a uma operação bem-sucedida e alinhada com valores importantes.

Após a visita, é impossível não sair transformado como estudante e futuro administrador, pois o sucesso e a prosperidade da marca estão diretamente ligados à boa administração de pessoas e recursos.”

Por fim, vale a pena destacar a opinião de Manoela Carvalho, do 2º semestre do mesmo curso:“ A princípio, minhas expectativas eram de um passeio muito edificante, em que, pela primeira vez acompanhando um processo industrial de larga escala, eu conseguiria sentir como é fazer parte de uma empresa que muda a vida das pessoas.

Particularmente, pela Natura ter sido o tema escolhido para o meu seminário interdisciplinar do 1° semestre, eu já sabia que seria uma experiência incrível… e realmente foi! A Juliana, que nos acompanhou pela fábrica, fez questão de nos explicar detalhadamente todos os aspectos da fabricação e tirar todas as nossas dúvidas a respeito dos processos, produtos e departamentos da organização.

Foi possível perceber o quanto a Administração impacta na nossa vida profissional, pois é nítido que a organização, o pensamento coletivo, a sustentabilidade, entre muitos outros fatores, são os pilares para o funcionamento da empresa. Apesar das informações construtivas, minha parte favorita foram as comprinhas na lojinha da firma.

Em suma, gostaria, principalmente, de agradecer à professora Andrea e à Faculdade por nos proporcionar essa visita técnica. Com certeza, valeu a pena!”

📷 Confira mais fotos sobre esse, outros eventos e atividades no Instagram da Faculdade!

Pular para o conteúdo