Tem alguma dúvida sobre a declaração do Imposto de Renda?

Nós auxiliamos você!

PRAZO DE ENTREGA ENCERRADO

Não deixe para a última hora e declare logo o seu Imposto de Renda até dia 31/05

Você conhece o Projeto Em Paz com o Leão?

O projeto é uma iniciativa da Faculdade Engenheiro Salvador Arena para ajudar você com um plantão de dúvidas a respeito da Declaração do Imposto de Renda, regularização do CPF na Receita Federal e outras questões relacionadas. O atendimento é realizado por professores, consultores da área contábil e alunos da faculdade.

QUER RECEBER NOVIDADES SOBRE O PROJETO EM PAZ COM O LEÃO
E SOBRE DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA?

Acompanhe também as novidades da Faculdade Engenheiro Salvador Arena nas redes sociais

Tira-Dúvida do Leão!

No ano passado o prazo para entrega da Declaração foi ampliado por causa da pandemia. Qual é o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda, ano-base 2021?

Neste ano, o prazo de entrega do IR 2022 volta a ser de dois meses, ou seja, será das 8h do dia 1° de março até às 23h59 de 31 de maio (horário de Brasília). Faça o download do programa pelo site www.gov.br e vamos acertar as contas com o Leão.

Existem novidades na Declaração de Imposto de Renda 2022?

Sim, o programa apresenta algumas novidades, como por exemplo: o campo para a inclusão do seu e-mail e do número do seu celular; existem também códigos específicos para a informação sobre doações de caridade e outras mais. Para ter acesso às novidades verifique os itens “Novidades do Programa” na tela inicial do software.

Eu recebi o auxílio emergencial e outros rendimentos tributáveis com valor superior a R$22.847,76; em que campo da Declaração devo declarar o auxílio emergencial?

O auxílio emergencial é considerado rendimento tributável e deve ser declarado na ficha de “Rendimentos Recebidos de Pessoa Jurídica”.

Eu tenho criptoativos, como Bitcoin e outras moedas (altcoins). Precisarei fazer a Declaração dos criptoativos no IR de 2022?

Sim, basta inserir a informação no campo “Bens e Direitos”. Há três novos códigos:
a) 81 – Criptoativo Bitcoin (BTC);
b) 82 – Outros criptoativos, tais como certas moedas digitais (altcoins, como Ether); e
c) 89 – Demais criptoativos (não considerados moedas digitais, mas classificados como security tokens).

No ano passado tive o contrato de trabalho reduzido e passei a receber o benefício emergencial do Governo e a ajuda compensatória da minha empresa. Como faço a Declaração desses rendimentos recebidos?

Você deve ficar atento, pois o benefício emergencial e a ajuda compensatória têm naturezas tributárias distintas, e por isso são declaradas de forma diferente no Imposto de Renda. A Receita Federal considera os benefícios como rendimentos tributáveis. Dessa maneira, você deverá declarar o benefício emergencial no campo “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”, lembrando que a fonte pagadora é a Receita Federal, cujo número do CNPJ é 00.394.460/0572-59. No caso da ajuda compensatória mensal paga pelo empregador, você deve informar os rendimentos no campo “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. O valor deve ser indicado no item 26 – “Outros com o CNPJ da fonte pagadora (empregadora)”. Sugerimos que coloque na descrição a expressão “Ajuda Compensatória” para identificar a natureza dos valores.

E se eu perder o prazo e não declarar o IR 2022, o que acontece?

Você deverá pagar uma multa por atraso na entrega da Declaração, que será de 1% sobre o imposto devido ao mês, tendo o valor mínimo de R$ 165,74 e o valor máximo de 20% do imposto devido. Então fique ligado nos prazos!

Minha Declaração apresenta pendências; consigo enviá-la mesmo assim?

Não, enquanto as pendências não forem sanadas o programa não permite o envio da Declaração. Não se esqueça de conferir tudo antes de enviar e evite perder o prazo de entrega.

Tive um óbito na família em 2021; devo declarar a sobrepartilha na Declaração de IR ou retificar na Declaração Final de Espólio da Partilha?

Neste ano, é possível enviar a informação de sobrepartilha se a necessidade de retificar a Declaração Final de Espólio da Partilha foi enviada anteriormente. Para isso, no campo de Espólio, deve-se marcar que se trata de uma sobrepartilha.

Como faço para receber minha restituição direto na conta corrente?

Para as declarações com Imposto a Restituir, a partir deste ano, será possível selecionar Contas para Pagamento de Crédito de Restituição do Imposto sobre a Renda. Na tela Início ou na Ficha Resumo, selecione o Tipo de Conta: Pagamento, e informe os dados referentes a Banco, agência (se existir) e número da conta corrente.