Histórias de Sucesso FTT: Andrezza Alves

04/06/21


A Andrezza Alves é formada no curso de Administração da FTT e durante o tempo que esteve conosco conseguiu estágio em duas empresas, a Valeo e a Scania. Depois disso ela seguiu sua trajetória profissional e conversou com a gente para falar de trabalho, estudos e de como a FTT influenciou na sua vida profissional!

Fez estágio durante o curso? Onde? Por quanto tempo?

Sim. Fiz estágio em duas empresas, Valeo e Scania.

A Valeo foi a minha primeira experiência profissional, onde eu cresci e amadureci muito. Estagiei por 6 meses. Durante esse período recebi a proposta para participar do processo seletivo para o programa de estágio da Scania, onde eu enxergava uma chance maior de desenvolvimento. Nessa segunda oportunidade eu estagiei durante 1 ano e 8 meses.

Os dois estágios foram em áreas comerciais, Compras e Vendas (Market Coordinator).

O estágio foi obtido através do NAC?

Não, foram por outras plataformas.

Como foi a experiência de estágio?

Ambas as experiências foram maravilhosas, de maneiras diferentes. Na Valeo tive a chance de aprender coisas básicas de um ambiente de trabalho e muito sobre negociação.

O meu processo na Scania foi diferente. Entrei com mais maturidade, mas ainda com pouca experiência. Nesse estágio melhorei minhas habilidades de comunicação, atitude protagonista e visão de negócio.

Como se desenvolveu sua trajetória profissional após concluir o ensino superior?

Após a minha graduação fiquei um pequeno intervalo procurando realocação e me dediquei a estudar e me aprofundar em conhecimentos técnicos de uma área diferente da qual eu já havia atuado nos meus estágios. Porém, as experiências prévias foram e são de grande valor para a área que atuo hoje, pois me deram uma visão de negócio.

No começo de julho de 2020 participei do processo seletivo da empresa que hoje estou trabalhando.

Fez outros cursos após a graduação na FTT?

Sim, fiz muitos cursos online. Após finalizar meu programa de estágio na Scania, em dezembro de 2019, fiquei 6 meses a procura de uma oportunidade em uma nova área (Business Intelligence). Como passei por uma migração de carreira, precisava obter conhecimento técnico. Todos os cursos que fiz relacionados a banco de dados, linguagem de programação e ferramentas de BI. 

Onde está trabalhando atualmente? Há quanto tempo? Em que cargo?

Atualmente estou trabalhando na Livelo, uma empresa do mercado de recompensas, do grupo EloPar. Trabalho nessa empresa desde agosto de 2020 (9 meses). Sou analista de Analytics (Business Intelligence).

Teve outras experiências que contribuíram para seu crescimento pessoal e profissional durante esse período? Quais?

Durante o meu último estágio, na Scania, eu trabalhei com algumas atividades analíticas e tive contato com profissionais que me inspiraram a seguir esse caminho. Esses profissionais abriram meus olhos para as oportunidades que a área de tecnologia oferece. A partir desse momento eu voltei os meus esforços para migrar para TI e encontrar uma oportunidade na área.

Além disso, essa é uma área onde há atualmente muito investimento em diversidade & inclusão. Meu objetivo pessoal e profissional sempre foi trabalhar em um ambiente que entendesse a importância desse tema e essa migração me possibilitou isso.

Quais são seus planos futuros?

Pretendo fazer uma pós-graduação na área que estou trabalhando. Também quero em algum momento fazer intercâmbio.

O que a FTT representa para você e como a instituição contribuiu para seu desenvolvimento?

Não só a FTT, mas o CEFSA tem um papel muito importante na minha história. Entrei com 2 anos e sai com um bacharelado. Sou extremamente grata pela oportunidade de ter passado grande parte da minha vida nesse lugar, conhecido profissionais maravilhosos e ter construído amizades para a vida.

Minha família com certeza não teria condições financeiras de custear esse nível de educação e minha trajetória seria completamente diferente, por isso a instituição representa para mim um lugar de mudança de vida e possiblidades. Me tornei uma adulta e aprendi sobre altruísmo, integridade e disciplina nesse lugar.

A educação muda histórias, essa instituição e todos que tem o prazer de estar nela são provas vivas disso.

Que conselho você daria para os alunos da FTT que buscam alcançar o sucesso profissional?

Aproveitar ao máximo todo o conhecimento, aulas e estrutura que a FTT oferece (palestras, workshops, encontros tecnológicos etc.) Entender qual caminho profissional quer seguir, traçar um plano com as ferramentas que você tem em mãos para seguir esse caminho. Pode parecer clichê, mas acredito que uma coisa muito importante é acreditar no seu potencial. A insegurança nos faz criar barreiras que não existem e isso gera medo de seguir em frente. É muito importante trabalhar na sua segurança e ter coragem de enfrentar desafios profissionais.



Copyright © Faculdade Engenheiro Salvador Arena | Gerenciamento de Cookies