Histórias de Sucesso FTT: Fernanda Sousa Lima

01/12/20


A ex-aluna Fernanda Sousa Lima é mais um exemplo de história de sucesso. A jovem iniciou sua trajetória no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA) aos três anos de idade, no Colégio Termomecanica e, ao completar o Ensino Médio, optou pela graduação no extinto curso de Tecnologia – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT). “Na época, a possibilidade de pagar para estudar em uma Instituição de qualidade era extremamente longínqua, portanto ter essa chance foi como ganhar na loteria”, exalta a egressa, que comenta ainda que a Instituição a auxiliou em seu desenvolvimento como ser humano, ao ensinar valores como altruísmo, e a impulsionou profissionalmente.

Durante a graduação na FTT, conseguiu um estágio por meio do portal de vagas do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC) em uma multinacional alemã líder no mercado nacional de prensas de grande porte. Durante os dois anos de estágio, a estudante teve o primeiro contato profissional com desenvolvimento de softwares, sendo possível aplicar os conceitos apresentados em sala de aula. “Trabalhar em uma empresa de grande porte foi extremamente enriquecedor; cresci muito profissionalmente, fiz grandes amigos e apreendi a lidar com a pressão interna e externa”, conta.

Ao se formar em 2018, foi trabalhar em uma grande empresa do ramo varejista, com desenvolvimento web, no atendimento ao cliente em mais de 800 pontos de call center com serviço de alta disponibilidade, sendo uma experiência desafiadora que proporcionou a expansão de seu conhecimento técnico, além de aprender sobre um novo segmento de mercado.

Posteriormente, prestou serviço no setor jurídico de um dos maiores bancos do país, onde conquistou mais autonomia para realizar grande parte das demandas. “Conversava bastante com o usuário final e, como estava desenvolvendo com uma equipe extremamente reduzida, potencializei o senso de dono e desenvolvi ainda mais soft skills”, comenta.

Motivada por novos desafios, Fernanda trabalha há pouco mais de um ano como desenvolvedora salesforce em uma consultoria, aventurando-se em uma nova ferramenta para aprender ainda mais sobre tecnologia. “Fui sem medo e está dando super certo; estou extremamente feliz com a minha decisão e colhendo muitos frutos dessa coragem”, ressalta.

Mesmo após a graduação, a jovem não deixou os estudos de lado e realizou diversos cursos de desenvolvimento, criatividade e negócios, além de obter a certificação Salesforce. Atualmente, está cursando uma pós-graduação em Inteligência Artificial e Machine Learning, com o objetivo de manter-se atualizada e poder aplicar o que há de mais moderno no mercado.

Em meio ao trabalho e aos estudos, Fernanda ainda se dedica ao projeto @programacaoParaElas, criado por ela durante a quarentena de forma despretensiosa, mas que está obtendo sucesso ao compartilhar com o público feminino conteúdos técnicos e dicas de como lidar com um universo majoritariamente masculino, visto que hoje as mulheres representam apenas 20% do mercado de TI. “Confesso que, durante minha trajetória profissional, já questionei minhas habilidades e a escolha da área, tendo dificuldade de internalizar conquistas, pois não via um exemplo na área para seguir ou me inspirar; depois de perceber como a representatividade feminina pode influenciar nossas escolhas, resolvi iniciar o projeto com o intuito de empoderar, fazer acreditar, motivar e mostrar que existem muitos desafios, mas que podemos vencê-los diariamente”, ressalta.

Em relação ao futuro, Fernanda pretende se consolidar profissionalmente, pensa em fazer curso no exterior e, principalmente, continuar ajudando mulheres que, como ela, almejam alcançar uma série de objetivos em suas vidas. Aos alunos da FTT, ela aconselha que aproveitem ao máximo a infraestrutura e as possibilidades de aprender oferecidas pela Instituição. “É o começo de uma longa jornada no mercado de trabalho, são diversos desafios que te dão a oportunidade de se desenvolver, potencializar suas habilidades e executar as atividades da melhor forma. Acredite no seu conhecimento, empenhe-se e saiba lidar com suas falhas”, finaliza.



Copyright © Faculdade Engenheiro Salvador Arena | Gerenciamento de Cookies