Oficina de Extensão Universitária Projeto Estação Memória

Faculdade Engenheiro Salvador Arena


A Biblioteca, em parceria com o NAC – Núcleo de Apoio à Carreira -, promoveu, no último dia 12 de junho, uma Oficina de Extensão Universitária sobre o Projeto Estação Memória, com o objetivo de divulgar as pesquisas e extensões universitárias voltadas ao atendimento de questões sociais dirigidas a um grupo específico da comunidade, no caso, idosos. A ideia foi conhecer e refletir sobre como o aluno pode, de forma positiva, atuar efetivamente em ações comunitárias transformadoras.

O projeto apresentado foi o da Estação Memória, realizado no CEFSA com os alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental II, em conjunto com o grupo homônimo da ECA, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, que destaca a importância de atividades que proporcionem oportunidades para a troca de conhecimentos e o compartilhamento de saberes e experiências entre os idosos e jovens nos encontros entre diferentes gerações.

Durante a oficina, foram lançadas estratégias e sugestões aos alunos, estimulando-os a buscar grupos de terceira idade, associações sociais ou civis e instituições de longa permanência de idosos, com a proposta de viabilizar a realização de atividades que propiciem o resgate de histórias de vida, tais como: clube de leitura, filmes, relatos de memórias, troca de cartas, rodas de conversa e até mesmo um bate-papo sobre tecnologia e o uso de smartphones.

A oficina sobre o Projeto Estação Memória foi um sucesso e alinha-se a um dos principais fundamentos da FSA, preconizado pelo nosso patrono, o Engenheiro Salvador Arena: o altruísmo.

📷 Confira mais fotos sobre esse, outros eventos e atividades no Instagram da Faculdade!

Pular para o conteúdo