Show da Banda Som da Casa – Rock Nacional

Faculdade Engenheiro Salvador Arena


Nos dias 27, 30 e 31 de agosto, a Banda Som da Casa, formada por alunos do Colégio e da Faculdade Engenheiro Salvador Arena, trouxe de volta ao Teatro Engenheiro Salvador Arena a energia e a alegria da música, promovendo uma homenagem ao Rock Nacional.

A apresentação de shows musicais no Teatro Eng. Salvador Arena faz parte do Projeto Socioeducativo, criado para incentivar a cultura e a arte em nossa comunidade escolar contribuindo com a formação educacional de seus espectadores.

A Fundação Salvador Arena beneficia milhares de pessoas por meio de projetos nas áreas de promoção social, saúde, habitação e educação; apesar de todos esses setores serem extremamente importantes para o desenvolvimento de uma sociedade, é na educação que encontramos a maior ferramenta de transformação social.

Confira no texto abaixo informações sobre o Rock Nacional e suas influências.

Rock and Roll

Evolução do blues, da música country e do rhythm and blues, com influência de ritmos como folk, jazz e música clássica, o rock é um gênero que tomou forma na década de 1950 nos Estados Unidos e foi popularizado mundialmente, tendo Elvis Presley como um dos seus principais divulgadores.

No Brasil

O gênero chega ao Brasil rapidamente e tem como marco o lançamento da versão “Rock Around the Clock”, originalmente gravado por Bill Halley e Seus Cometas, na voz de Nora Ney, em 1955. Betinho e Seu Conjunto gravaram a música “Enrolando o Rock”, o primeiro rock cantado em português no Brasil, em 1957. No mesmo ano, Cauby Peixoto gravou a primeira faixa tipicamente nacional dentro do gênero: “Rock and Roll em Copacabana”, do compositor Miguel Gustavo. Também em 1957 é formado o conjunto musical The Sputniks, composto por Tim Maia, Roberto Carlos, Arlênio Livio, Edson Trindade e Wellington Oliveira.

Já nos anos 1960 surgem os primeiros sucessos do rock brasileiro. Celly Campello, com as canções “Banho de Lua” e “Estúpido Cupido”, abriu caminho para o nascimento da Jovem Guarda, liderada por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, que criaram um repertório de letras românticas em ritmo acelerado. Na mesma época, surge também “Os Mutantes”, grupo formado por Arnaldo Batista, Sérgio Dias e Rita Lee, uma das bandas mais cultuadas no mundo todo até os dias atuais.

Por fim, nos anos 1980 e 1990, surgiram os cantores e as bandas de rock nacional que são conhecidas até hoje: Capital Inicial, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Raimundos, Skank, Charlie Brown, Jota Quest, Los Hermanos, Raul Seixas, Cássia Eller, Cazuza, Lulu Santos e muitos outros.

O rock é um gênero consolidado e originou diversos estilos, como: psicodélico, progressivo, hard rock, heavy metal, punk, glam rock, surf music, grunge, entre outros, e deve continuar influenciando gerações e estilos ao longo do tempo.

Repertório do Show

Meu Erro – Paralamas do Sucesso

Metamorfose Ambulante – Raul Seixas

Primeiros Erros – Capital Inicial

Tempo Perdido – Legião Urbana

Segundo Sol – Cássia Eller

Codinome Beija-Flor – Cazuza

Mulher de Fases – Raimundos

Lugar ao Sol – Charlie Brown

Dê um Rolê – Pitty

Ana Júlia – Los Hermanos

Vou Deixar – Skank

Toda Forma de Amor – Lulu Santos

Do Seu Lado – Jota Quest

📷 Confira mais fotos sobre esse, outros eventos e atividades no Instagram da Faculdade!

Pular para o conteúdo