Biblioteca

A Biblioteca do Ensino Médio e da Faculdade Engenheiro Salvador Arena foi inaugurada em setembro de 2004 com aproximadamente 7000 títulos. Atualmente, os recursos informacionais disponíveis são compostos por meios impressos, audiovisuais, de multimídia, eletrônicos e artefatos tridimensionais, organizados de forma que os usuários tenham livre acesso aos recursos, possibilitando que explorem com autonomia e liberdade o acervo existente. A base de dados é disponibilizada em diferentes terminais de consulta e possibilita conexão em rede. Há também computadores ligados à internet a fim de que os alunos possam transitar pelos diferentes meios de informação.

A Biblioteca oferece treinamentos contínuos aos usuários através de workshops e oficinas, como: ABNT e bases de dados. O acervo é atualizado periodicamente e a comunidade acadêmica – diretores, coordenadores, professores, alunos e funcionários – podem participar de sua seleção e ampliação, de acordo com o procedimento vigente.

MISSÃO

Atender ao Centro Educacional da Fundação Salvador Arena contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem através da mediação infoeducacional, bem como promover a construção das autonomias relativas ao acesso, organização e utilização dos diferentes dispositivos informacionais.

ESTRUTURA TÉCNICA

A equipe técnico-administrativa responsável pelos serviços da Biblioteca conta com:

  • Coordenadora geral de Bibliotecas
  • Bibliotecária
  • Infoeducadores
  • Assistentes administrativos
ORIENTAÇÕES DA BIBLIOTECA

As bibliotecas do CEFSA foram construídas com o objetivo de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos por meio da mediação infoeducacional, incentivando a construção da autonomia relativa ao acesso, organização e uso dos diferentes dispositivos informacionais.

Estes espaços podem ser utilizados por docentes, estudantes de todos os segmentos, funcionários e pela comunidade externa mediante agendamento, com livre acesso ao acervo, salvo para serviços de empréstimos. Os estudantes do CEFSA têm livre acesso ao acervo e podem solicitar o empréstimo de materiais de acordo com a etapa de formação em que se encontram. Os usuários de outras instituições têm acesso para consulta e pesquisa local sendo vedado o empréstimo de materiais. Aos usuários com necessidades especiais, internos e externos, é destacado um colaborador da biblioteca para atendimento pessoal, a fim de realizar as atividades de pesquisa e busca de material bibliográfico na base de dados, no acervo físico e demais suportes sempre que necessário.

ACESSO

Os critérios abaixo explicitam as regras, bem como os dias e horários disponíveis para utilização dos espaços das bibliotecas:

•  Os usuários da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e aprendizes, têm acesso às unidades destinadas a essas categorias, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
•  Os usuários do Ensino Médio têm acesso à unidade destinada a essa categoria de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h30 às 11h30.
•  Os usuários do Ensino Técnico têm acesso à unidade destinada a essa categoria de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h30, e aos sábados, das 7h30 às 11h30.
•  Os usuários da Faculdade têm acesso à unidade destinada a essa categoria de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h45, e aos sábados, das 7h30 às 11h30.

UTILIZAÇÃO

Todas as normas de utilização das bibliotecas do CEFSA constam de seu regulamento interno prevendo o comportamento esperado de seus usuários, o uso e a conservação do acervo e das instalações e, da disponibilidade dos serviços prestados.

A quantidade de material emprestado e os prazos para devolução variam conforme a categoria do usuário, e os serviços de renovação e de reserva de material estão disponíveis.

Não estão sujeitos a empréstimos obras de referência, de consulta local, as obras raras, clássicas e as esgotadas, sem condição de reposição, e exemplares permanentes de obras que compõem a bibliografia básica dos cursos. Todo material emprestado é intransferível e a sua guarda é de total responsabilidade do usuário que o retirou na biblioteca, bem como zelar pelos prazos de empréstimos e conservação do acervo. Em casos de perda ou extravio de material, o usuário deverá providenciar a substituição idêntica ou, na sua falta, por material equivalente a ser indicado pela equipe da biblioteca do CEFSA. As sanções aplicadas pela Biblioteca do CEFSA estão previstas no Código de Conduta.

•  Usuários da Educação Infantil podem realizar empréstimos somente de livros, e usuários do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II podem realizar empréstimos de livros e gibis sendo que, a partir do 5º Ano, todos devem apresentar identidade escolar para a retirada do material.
•  Usuários dos Ensinos Médio, Técnico e Superior podem realizar empréstimos de até 2 materiais entre livros, periódicos, DVDs, CDs e CD-ROM etc.
•  Usuários dos cursos de pós-graduação e funcionários podem realizar empréstimos de até 5 materiais entre livros, periódicos e DVDs, CDs e CD-ROM etc.

DEVOLUÇÃO DOS MATERIAIS

Todos os materiais emprestados devem ser devolvidos à Biblioteca do CEFSA conforme o previsto nos itens abaixo:

•  Livros, apostilas técnicas e catálogos em até 15 dias.
•  Periódicos, DVDs, CDs e CD-ROM em até 2 dias.
•  Funcionários, docentes e discentes dos cursos de pós-graduação têm até 15 dias para devolução de livros e até 7 dias para os demais materiais.

RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS E RESERVA DE MATERIAIS

Os materiais emprestados podem ser renovados, quando não houver reserva do material registrada em sistema.

Os estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior e dos cursos de pós-graduação podem efetuar a renovação e a reserva dos materiais através do portal do aluno ou pessoalmente nas bibliotecas.

AGENDAMENTOS

Os agendamentos de áreas para estudo podem ser realizados através do portal do aluno ou pessoalmente na Biblioteca do CEFSA. A utilização das áreas destinadas aos estudos depende exclusivamente da disponibilidade do agendamento (os horários estão disponíveis no sistema).

ATUALIZAÇÃO DO ACERVO

As bibliotecas do CEFSA realizam aquisições de seu acervo a partir dos pedidos dos corpos docente, discente e técnico-administrativo (independente da unidade escolar), verificação completa de dados, duplicidade e até o recebimento de materiais. No caso de doação, a conformidade e o estado físico são verificados para aceitação do patrimônio e cadastramento para incorporação do novo acervo.

Para o Ensino Superior, o acervo é adquirido a partir das indicações bibliográficas básicas e complementares levando em consideração as necessidades das disciplinas, sugestões e indicações do corpo docente. A quantidade de exemplares é determinada proporcionalmente ao número de alunos e conforme as recomendações dos órgãos oficiais de educação e/ou pela demanda de uso da obra. Funcionários e alunos podem fazer sugestões para o acervo.

EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

O empréstimo entre Bibliotecas possibilita o acesso a obras disponíveis em outras Instituições.  Para solicitá-lo, envie um e-mail para: biblioteca@cefsa.edu.br.

ORIENTAÇÕES À PESQUISA

Apoio oferecido pela Biblioteca que abrange questões de normatização (ABNT), escolha e uso de base de dados, acesso a textos completos de materiais diversos e auxílio ao levantamento bibliográfico.  Para solicitar qualquer desses serviços, envie um e-mail para biblioteca@cefsa.edu.br.

BASE DE DADOS

• CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Spell: o Spell é um sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuito de produção científica das áreas de Administração Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo, vinculado à ANPAD, com o objetivo central de promover o acesso, a organização, a disseminação e a análise da produção científica de distintas áreas do conhecimento [clique aqui e acesse]

Ipeadata: o Ipeadata é uma base de dados macroeconômicos, financeiros e regionais do Brasil mantida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Oferece também catálogo de séries e fontes, dicionário de conceitos econômicos, histórico das alterações da moeda nacional e indicações sobre métodos e fontes utilizadas. [clique aqui e acesse]

• CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Agrícola: a AGRICOLA (AGRICultural OnLine Access), conjunto de bases de dados referenciais, é um catálogo e índice para as coleções da Biblioteca Nacional de Agricultura, bem como uma fonte pública para o acesso mundial à informação agrícola. A base de dados cobre(abrange) materiais em todos os formatos e períodos, e sua atualização é diária. [clique aqui e acesse]

Embrapa: a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Disponibiliza materiais como: livros, revistas, catálogos comerciais, imagens de satélite, mapas, palestras entre outros. [clique aqui e acesse

Agropensa: é o Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa, que atua na captura e prospecção de tendências para a identificação de futuras possibilidades, além de contribuir no mapeamento e no apoio à organização, bem como na integração e disseminação de base de dados e de informações agrícolas. [clique aqui e acesse]

• ENGENHARIA

Begell: base referencial  voltada para as áreas de engenharia de fluidos, transferência de calor e massa térmica, sistemas multifásicos, dinâmica de fluidos, mecânica computacional, física nuclear, química, nanotecnologia, ciências dos materiais e telecomunicações. [clique aqui e acesse]

INPI: o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, cuja missão é estimular a inovação e a competitividade a serviço do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, por meio da proteção eficiente da propriedade industrial. Entre os serviços do oferecidos pelo INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na área do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas. [clique aqui e acesse]

IEEE: disponibilizada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, incorporated- IEEE, a base IEEE oferece periódicos, conferências e normas técnicas nas áreas de campos elétricos, eletrônicos e computação e áreas afins de ciência e tecnologia. [clique aqui e acesse]

• MULTIDISCIPLINAR

Scielo:  a SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo -, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde -, que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. [clique aqui e acesse]

BDTD: a BDTD integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, estimula a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico, dando maior visibilidade à produção científica nacional. [clique aqui e acesse]

DOAJ: diretório de revistas eletrônicas de acesso aberto (open access), mantido pela Lund University Libraries na Suécia; permite o aceso gratuito a revistas científicas e acadêmicas de qualidade em várias áreas do conhecimento. [clique aqui e acesse]

Capes:é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ela conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. [clique aqui e acesse]

Redalyc.org: é um sistema de indexação que integra as revistas científicas e editoriais de alta qualidade. Após 16 anos dando visibilidade e apoiando a consolidação de revistas, agora integra exclusivamente aquelas que se constituem em modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar o caráter acadêmico e aberto da comunicação científica de qualquer região. [clique aqui e acesse]

ACONTECE NA BIBLIOTECA

Para ver as notícias e as atividades da biblioteca, clique aqui.

Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Pular para o conteúdo