CPA

A Comissão Própria de Avaliação – a CPA -, grupo colegiado com representantes de todos os seguimentos da comunidade acadêmica, lidera os processos de autoavaliação institucional com o objetivo de identificar possíveis fragilidades ou potencialidades nos cursos instituídos na Faculdade Engenheiro Salvador Arena. A Comissão avalia o desempenho e a condução da proposta de formação, mas também avalia o desempenho dos setores de apoio como Registros Acadêmicos, Secretaria, Biblioteca, Núcleo de Apoio à Carreira, Eventos, Disciplina, Comunicação e Infraestrutura. Com base na coleta de dados e na interpretação desses resultados, a comissão compartilha essa “fotografia” com a comunidade acadêmica e acompanha o plano de ação que é desenvolvido pelas áreas para aproveitar as potencialidades identificadas ou corrigir as falhas diagnosticadas.

A ideia é que esse processo de “autoconhecimento” assegure à Faculdade Engenheiro Salvador Arena os melhores resultados quando for submetida à processos de avaliação externa como as comissões de avaliação de cursos (para reconhecimento ou renovação de reconhecimento), recredenciamento institucional e no ENADE – Exame Nacional de Desempenho Estudantil. Mais do que bons resultados, a comissão ocupa-se da disseminação de uma cultura avaliativa com vistas à formação e aprimoramento.

É importante destacar que o caráter da comissão é consultivo; isto é, compete aos setores e gestores de área implantarem as ações necessárias e acompanhá-las a fim de identificar a melhora dos serviços prestados. Os relatórios elaborados anualmente são submetidos à apreciação da Direção Geral e dos mantenedores da Fundação para que o apoio necessário (financeiro ou não) também seja assegurado à Faculdade Engenheiro Salvador Arena. Esperamos que a comunidade acadêmica possa compartilhar desse processo com a comissão e contribuir para a melhoria constante da qualidade do ensino que nos dispomos a oferecer na Faculdade Engenheiro Salvador Arena.

Pular para o conteúdo