Infraestrutura

BIBLIOTECA

A Faculdade Engenheiro Salvador Arena disponibiliza a todos os docentes uma biblioteca interativa.

Os recursos informacionais disponíveis são compostos por material impresso, dispositivos audiovisuais, multimídia, equipamentos eletrônicos e artefatos tridimensionais, organizados de forma que os usuários tenham livre acesso a esses recursos, o que lhes possibilita explorar todo o acervo. A base de dados é disponibilizada em diferentes terminais de consulta e possibilita conexão em rede. Há também computadores ligados à Internet a fim de que os alunos possam transitar pelos diferentes meios de informação. Nas séries iniciais, os alunos são orientados quanto ao uso correto e funcional do acervo, bem como sua preservação. Quanto ao tratamento dos documentos, são utilizados padrões internacionais de manutenção e arquivamento, porém, com adaptações que visam a atender às especificidades e necessidades de quem frequenta a biblioteca.

O acervo é atualizado periodicamente e a comunidade acadêmica (diretores, coordenadores, professores, alunos e funcionários) pode participar da seleção do acervo, de acordo com o procedimento vigente. Os alunos são orientados quanto ao uso correto e funcional do acervo, bem como sua preservação.

Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Faculdade Engenheiro Salvador Arena

LABORATÓRIOS

CAD: Laboratório moderno com capacidade de atendimento a 40 alunos sendo um aluno por computador. Programas instalados AutoCAD – 2D e Inventor – 3D. Recentemente recebemos o programa Siemens NX para compor o cardápio de opções de programas de modelagem e desenvolvimento de modelos, protótipos e projetos.

CIM: Laboratório de Manufatura Integrada por Computador. Esse laboratório permite aos alunos fazer simulação de fabricação virtualizada, trabalhar com Sistema Flexíveis de Manufatura e Robótica. Composto por 7 estações equipadas com equipamentos CNC, Robôs e estação de corte a Laser. Foi atualizado e recebeu Tecnologia de Impressão 3D – Prototipagem Rápida para apoiar o desenvolvimento de projetos. Ambiente preparado para aplicação do Conceito de Industria 4.0 e Gêmeo Digital.

CNC: Laboratório de Comando Numérico Computadorizado. Instalado com máquina de Usinagem CNC industriais.

Desenho Técnico: Laboratório instalado com pranchetas de desenho para desenvolvimento de visão espacial em peças e modelos. 

Laboratório de Automação Industrial: Laboratório instalado com bancadas para desenvolvimento e conhecimento em pneumática e hidráulica Industrial. Permite interação com Programadores Lógico Programáveis. Os alunos têm acesso a ferramentas de simulação de circuitos e programação industrial via PLC – Siemens.

Laboratório de Robótica: Laboratório com sete Robôs com interação de até seis graus de liberdade/unidade.  Permite estudo, manipulação, programação e treinamento. 

Laboratório de Gestão Empresarial: Laboratório instalado com células para desenvolvimento e simulação de jogos empresariais e atividades práticas. Recentemente recebeu programas que simulam situações reais de estudo de caso de empresas.

Oficina Mecânica: Oficina mecânica instalada com máquinas de usinagem manual e semiautomáticas. Ambiente preparado para desenvolvimento em processos de fabricação, manutenção industrial.

Eletrônica: este laboratório é equipado com Arduino, placas FPGA e diversos componentes eletrônicos analógicos e digitais para a realização de aulas práticas de integração Hardware x Software.

Lab. de Informática (4 labs): estes laboratórios são equipados, com computadores individuais, para a prática de desenvolvimento de softwares, aplicativos e API em C#, Java, Python, React, NodeJs, REST, SQL, POSTMAN dentre outros.

Lab. de Redes: este laboratório é equipado com modernos equipamentos como switches, roteadores e WiFi-AP para o estudo e configuração prática de uma rede privada de dados.

Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Faculdade Engenheiro Salvador Arena

ESPAÇOS ESPORTIVOS

Estádio Olímpico Bronze TM 23: é um complexo esportivo composto por um campo de futebol com gramado natural, pista de atletismo e arquibancada coberta que pode acomodar aproximadamente 1.050 pessoas sentadas. Além disso, na parte inferior da arquibancada, existem vestiários para os atletas e árbitros, banheiros para os espectadores, bebedouro e uma sala de musculação. O campo de futebol possui dimensões oficiais (100m de comprimento por 56m de largura) com características similares às dos mais modernos estádios brasileiros, no que diz respeito ao tipo de grama utilizada, sistema de irrigação, drenagem e iluminação para a prática de esportes no período noturno. A manutenção do campo é feita diariamente, além dos cuidados tomados durante as aulas, como, por exemplo, a utilização de uma lona para proteger a pequena área (área de meta), de modo a preservar o gramado nesse local. Ao redor do campo existe uma pista de atletismo com 350 metros de comprimento e 6 raias, tendo a reta principal disponibilidade para abrigar provas de 100m e 110m rasos com até 8 raias. Além da pista para as provas de corrida, há outra para a prática das modalidades de salto em distância e salto triplo.

Conjunto Aquático: é composto por duas piscinas, sendo uma semiolímpica, com 25 metros de comprimento, 1,40m a 1,80m de profundidade e seis raias. Nesta, a temperatura da água varia entre 28 e 30 graus. A outra, infantil, com 14 metros de comprimento, tem 1,40m de profundidade, sendo que é possível a utilização de plataformas de redução de profundidade, chegando a 0,80m. Ela possui quatro raias e a temperatura da água varia entre 30 e 32 graus. Além das piscinas, a instalação conta com dois amplos vestiários e um espaço externo descoberto, suficiente para a realização de exercícios motores para a complementação do trabalho de técnica, força e flexibilidade realizados em água.

Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Faculdade Engenheiro Salvador Arena

ESPAÇOS CULTURAIS

Teatro Engenheiro Salvador Arena: localizado no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena – CEFSA, inaugurado no dia 30 de junho de 2005, dispõe de uma moderna e completa infraestrutura, planejada para receber os mais variados tipos de espetáculos e eventos. O teatro possui uma área de 4.080m² construídos, com capacidade para 536 pessoas, um foyer com uma área de 467 m² e salas para a realização de aulas de teatro, música e dança. O Teatro tem por objetivo realizar eventos complementares às atividades acadêmicas e pedagógicas das unidades de ensino do CEFSA, o Colégio Engenheiro Salvador Arena e a Faculdade Engenheiro Salvador Arena, bem como realizar projetos culturais que ampliem o acesso à cultura por meio de diferentes formas de manifestação artística: teatro, dança, cinema, palestra, exposição e música.

Centro de Documentação, Memória e Referência da Fundação Salvador Arena : espaço destinado a reunir, organizar, preservar e dar acesso a todos os conjuntos documentais de valor permanente da Instituição e também do acervo pessoal do Engenheiro Salvador Arena. O acervo do CDMR é constituído por documentos textuais, iconográficos, audiovisuais e objetos tridimensionais gerados pelas diversas unidades da FSA e também por documentos pessoais de seu fundador, o Engenheiro Salvador Arena. O CDMR organiza os documentos para dar apoio no acesso de informação; realiza pesquisa de interesse da Fundação com o objetivo de buscar e preservar a memória da FSA; realiza Programa de Registro de História Oral, documentando toda a trajetória do Engenheiro Salvador Arena e das unidades da FSA; recebe visitas internas e externas com o objetivo de levar os visitantes a conhecer a história da Fundação e do seu fundador; promove exposições temáticas e temporárias e supervisiona a exposição permanente da Fundação Salvador Arena.

Estação Literária: um espaço que tem como objetivo, proporcionar aos alunos o desenvolvimento de repertórios que são mobilizados em diferentes situações e, sobretudo, no desenvolvimento da autonomia intelectual que lhes permita “escrever a própria história”. Com capacidade para acolher 70 alunos, o ambiente conta com uma área de convivência que pode ser utilizada no desenvolvimento de filmagens, gravações, apresentações em grupos, entre outros tratamentos didáticos. O ambiente é decorado com grafites e pinturas, que ambientam a proposta da Estação Literária junto ao contexto jovem/estudantil.

Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Faculdade Engenheiro Salvador Arena
Pular para o conteúdo