Vida de Estagiário – Bárbara Pereira

Faculdade Engenheiro Salvador Arena


Bárbara Vitória Bordim Pereira é aluna do 4º semestre do curso de Engenharia de Alimentos e atualmente atua na área de Gestão da Qualidade na empresa Intercolor. Para ela, iniciar a carreira no mercado de trabalho tem sido um desafio repleto de aprendizados, tanto profissionais quanto pessoais. Com dedicação, busca aprimorar seus conhecimentos em aromas e corantes e se manter atualizada sobre as inovações do setor. Confira nosso bate-papo com a Bárbara:

Conte-nos como foi participar de diversos processos seletivos. Tem alguma dica para os alunos?
O processo seletivo sempre gera um nervosismo generalizado. Foi minha primeira experiência e, mesmo com inúmeras pesquisas para me preparar, senti um frio na barriga constante. No final da entrevista, fiquei preocupada por achar que não tinha me expressado bem o suficiente. Entretanto, sabia que tinha sido eu mesma em todos os momentos, o que me deixou tranquila.

Fale um pouco sobre os desafios do estágio e como é começar uma carreira, conhecer diferentes empresas.
Além de organizar o tempo para atividades pessoais, como academia, leitura ou descanso, é preciso dedicar-se a esse novo mundo profissional, conhecendo as empresas com as quais trabalho e os profissionais envolvidos. Esses profissionais sempre me ensinam algo novo, não apenas sobre meu cargo, mas também sobre mim mesma. A troca de histórias e pensamentos nos faz crescer e aprender a nos organizar melhor no ambiente de trabalho.

Por que você acha que foi selecionada? Qual o seu diferencial?
Desde o início, demonstrei interesse pela vaga e disposição para me tornar a profissional requisitada. Além disso, sempre fui sincera, tanto com a banca avaliadora quanto comigo mesma.

Como busca se desenvolver na carreira profissional?
O desenvolvimento profissional não envolve apenas crescimento técnico na área, mas também crescimento pessoal. Procuro me manter atualizada com as novidades do setor, pois o curso de Engenharia de Alimentos está sempre se inovando. Além disso, pesquiso conhecimentos específicos sobre aromas e corantes (minha área de atuação) por meio de conversas com profissionais e cursos online. Meu crescimento pessoal acontece por meio da troca de experiências dentro da empresa e da leitura focada nesse aspecto.

Como sua formação acadêmica na faculdade contribui para seu desempenho profissional?
A formação acadêmica me proporciona conhecimentos essenciais para executar minhas responsabilidades da melhor forma possível.

    Por atuar em um laboratório, minhas atividades exigem conhecimento técnico preciso, que aprendo em sala de aula. Um exemplo disso são os estudos sobre as funções das gomas nos alimentos. A goma xantana, por exemplo, melhora a textura dos produtos. Para aplicá-la corretamente em uma fórmula em desenvolvimento, era necessário entender sua reação no meio. Essa experiência adquiri nas aulas teóricas e práticas no laboratório.

    Qual seu conselho para o aluno que está buscando uma oportunidade no mercado?
    Meu conselho é tentar descobrir o que mais gosta dentro da sua área e buscar cursos sobre esse tema, agregando valor ao seu currículo. Esse diferencial pode fazer toda a diferença na hora do processo seletivo. Conhecimento é algo que ninguém pode tirar de nós!

    Você encontrou alguma dificuldade no seu estágio? Como fez para superá-la?
    Enfrentei dificuldades devido à falta de experiência, pois trabalhar com profissionais experientes gera uma diferença de conhecimento significativa. Esses profissionais possuem técnicas e habilidades que nós, estudantes recém-chegados na área, ainda não dominamos.

      Para superar isso, fui sincera comigo mesma e aceitei que o estágio é um período de aprendizado. Pedir ajuda foi essencial, assim como colocar a “mão na massa” para assimilar o conhecimento transmitido.

      📷 Confira as fotos dos eventos e das atividades no Instagram da Faculdade!

      Pular para o conteúdo