Vida de Estagiário – Breno Augusto Ferraz

Faculdade Engenheiro Salvador Arena


O Breno Augusto Brito Ferraz é aluno do 10º semestre do Curso de Engenharia de Controle e Automação e já atuou como estagiário em empresas como a B.Grob e a Scania Latin América, com Análise de Dados e Digitalização. Para ele é fundamental se desenvolver profissionalmente todos os dias, encontrando novos desafios e aproveitando os treinamentos, cursos oferecidos nas empresas. Segundo ele, o aluno deve estar sempre atualizado, estudar novas tendências e entender o que as empresas estão buscando. Confira o nosso bate-papo com o Breno!

Conte-nos como foi participar de diversos processos seletivos. Tem alguma dica para os alunos?
Participar de processos seletivos é sempre desafiador, mas também é a chance que temos de mostrar para as empresas quais são nossos talentos e habilidades. Minha principal dica para os alunos é que tentem sempre manter a calma sendo eles mesmos; dessa forma, vocês podem se expressar com facilidade e terão mais chances de serem aprovados no processo.

Fale um pouco sobre os desafios do estágio e como é começar uma carreira, conhecer diferentes empresas.
Durante o meu primeiro estágio, o maior desafio que encontrei era entender como funcionavam os processos da empresa, as atribuições e responsabilidades. Esse foi o meu maior desafio principalmente por nunca ter tido contato com o mundo corporativo antes; mas tudo que era novidade e confuso para mim no começo, com o tempo se tornou meu dia a dia e meus costumes.

Por que você acha que foi selecionado? Qual o seu diferencial?
Meu maior diferencial são a minha criatividade e a capacidade de inovação, principalmente relacionada à tecnologia. Durante meus dois estágios, pude desenvolver projetos de digitalização e melhoria para as empresas que tiveram uma grande visibilidade interna e externa. Sendo que, durante o meu primeiro estágio, participamos de um desafio promovido pela Instituto Euvaldo Lodi (IEL) onde conquistei o segundo lugar com um projeto desenvolvido na empresa.

Como busca se desenvolver na carreira profissional?
Eu me desenvolvo profissionalmente todos os dias, encontrando novos desafios e aproveitando os treinamentos e cursos oferecidos pela empresa. Além disso, tento em alguns momentos do meu dia entender atualizações e novidades relacionadas à tecnologia e à digitalização para que promovam novas ideias que eu possa utilizar!

Como sua formação acadêmica na Faculdade contribui para seu desempenho profissional?
A formação acadêmica fornece uma boa base em conceitos de tecnologia e resolução de problemas, que são sempre muito importantes na nossa carreira. Além disso, a graduação nos propõe sempre desafios, assim como no âmbito profissional, onde devemos ter a experiência de trabalhar em equipe e sempre buscar informação e referências.

Qual é o seu conselho para o aluno que está buscando uma oportunidade no mercado?
Meu conselho é que o aluno não deve parar de se atualizar, sempre estudar novas tendências e entender o que as empresas estão buscando em um profissional.

Você encontrou alguma dificuldade no seu estágio e o que fez para superar isso?
Durante o estágio encontrei dificuldades principalmente relacionadas à execução de atividades, como manipulação de um software específico ou dúvidas mais técnicas. A forma que superei essas dificuldades e continuo superando é procurar em diversos locais de que forma outros profissionais superam essas dificuldades; além disso, aproveito os contatos que tive na faculdade e na empresa para tentar encontrar pessoas que já passaram pelo mesmo caminho!

📷 Confira mais fotos sobre esse, outros eventos e atividades no Instagram da Faculdade!

Pular para o conteúdo