Vida de Estagiário:
Ester Andrade de Mendonça

29/01/21


Ester Mendonça é aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação e atualmente é estagiária na área de Segurança da Informação, da IBM! Segundo ela, a busca constante de conhecimento para melhorar o currículo, estudar inglês e se preparar com antecedência para as entrevistas, é o melhor caminho para ingressar em grandes empresas.

Conte-nos como foi participar de diversos processos seletivos. Tem alguma dica para os alunos da FTT?

Foi uma experiência bem construtiva. Pude ver claramente minha evolução à medida que participava dos processos. Sempre me preparei muito bem antes das entrevistas, pesquisava tudo sobre a empresa (sua história, área de atuação, projetos sociais e ambientais, número de funcionários, etc.) e criava um minirroteiro onde incluía partes da minha pesquisa nas respostas; isso mostrava ao entrevistador que eu havia me preparado previamente. Mas o que sempre me atrapalhou foi minha timidez; sempre fiquei muito nervosa nas entrevistas; isso só melhorou à medida que participava de mais entrevistas(processos seletivos).

Em relação às dinâmicas em grupo, uma dica que eu poderia dar é não ser afobado na hora de falar. As empresas gostam de pessoas que sabem ouvir e dão oportunidades para outras pessoas darem ideias. O objetivo dessas dinâmicas é basicamente ver como você trabalha em equipe.

Já participei de dinâmica na qual uma pessoa pegou minha ideia e apresentou como sendo dela, e eu acabei não tendo nada para falar na minha vez. Eu poderia ter dito na hora que aquela ideia era minha, mas não falei. No final, eu passei para a próxima fase e aquela pessoa não. Resumindo: os organizadores prestam atenção em tudo, até mesmo no modo como você reage em situações “injustas”.

Fale um pouco sobre os seus desafios e como é começar uma carreira, conhecer diferentes empresas e processos.

Sempre achei muito assustador começar uma carreira; o importante é não deixar esse medo nos paralisar e tentar mesmo não estando totalmente seguro(a). O bom de ser estagiário é que não temos vínculo empregatício; isso nos dá flexibilidade para mudar de área ou de empresa caso não nos adaptarmos.

Por que você acha que foi selecionada nesse processo seletivo de estágio? Qual o seu diferencial?

Acredito que fui selecionada porque demonstrei que estava muito disposta a aprender e que realmente iria me empenhar. Também consegui mostrar o que eu conhecia da empresa e da área em que estava fazendo a entrevista.

Como busca se desenvolver na carreira profissional?

Venho tentando não me prender apenas a assuntos relacionados à minha área de atuação; meu objetivo é ampliar meus conhecimentos e aproveitar para aprender em outras áreas da IBM.

Como sua formação acadêmica na FTT contribuiu para seu desempenho profissional?

A FTT sempre incentivou essa busca de conhecimento, o que me ajudou no estágio a sempre tentar me desenvolver mais por meio de cursos e obtenção de certificados. Além disso, a ética e os valores ensinados na FTT me ajudaram no relacionamento com meu supervisor e com meu gerente.

Você encontrou alguma dificuldade em seu estágio? O que fez para superar isso?

Sim, muitos! Por ser uma empresa muito grande e com muitos estagiários, eu não era muito notada pela equipe; a pandemia também contribuiu para isso. Fiquei uns 2 meses sem nenhuma atividade, pois meu supervisor não me passava nada; isso me deixava bem ansiosa. Comecei a buscar formas de ser notada, tirei vários certificados, comecei a desenvolver alguns projetos por conta própria e os apresentei para meu supervisor; também participei de uma maratona de tecnologia e consegui ficar em primeiro lugar. Depois disso, pude ver uma melhora; agora já tenho mais atividades e acredito que venho conseguindo ser mais notada pela equipe.

 Qual o seu conselho para o aluno que está buscando uma oportunidade no mercado?

Meu conselho é buscar realizar cursos para melhorar o currículo, buscar o nível intermediário ou avançado de inglês e se preparar bem antes das entrevistas.



Copyright © Faculdade Engenheiro Salvador Arena | Gerenciamento de Cookies