Vida de Estagiário – Giovanna Dalastti

Faculdade Engenheiro Salvador Arena


A Giovanna é aluna do 9º semestre do Curso de Engenharia de Alimentos e atualmente é também estagiária na Ambev S.A., na área de Apuração de Resultados. Segundo ela, organizar suas ideias e descobrir suas habilidades (skills) são fatores essenciais na hora de se tentar alcançar um estágio e conquistar uma carreira. Ela também relata que o suporte do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), da faculdade, foi fundamental para o seu sucesso. Confira abaixo o nosso bate-papo, com a Giovanna!

1. Conte-nos como foi participar de diversos processos seletivos. Tem alguma dica para os alunos?
Participar de vários processos seletivos é cansativo, porém um alívio quando seu objetivo é concluído. Estudar sobre a empresa que você quer entrar e descobrir suas skills é essencial.

Além disso, é de suma importância organizar suas ideias e pensar sobre aonde você quer estar e qual empresa faz sentido para você. No meu caso, o Núcleo de Apoio à Carreira (NAC) me ajudou muito a pensar sobre esses pontos. Mas o principal é acreditar em você mesmo, no seu potencial e saber que nem tudo é na hora que queremos. Muitas vezes uma porta se fecha, para outras se abrirem.

2. Fale um pouco sobre os desafios do estágio e como é começar uma carreira, conhecer diferentes empresas?
O estágio apresenta diversos desafios, começando pelo primeiro dia que ninguém te conhece, você fica perdido, como se fosse o primeiro dia de aula. Aos poucos você vai conhecendo as pessoas, o ambiente e começa a ser algo mais agradável. Depois começa aparecer as demandas e os desafios diários, que com a ajuda dos colegas de trabalho, sempre são concluídos.

É importante conhecer outras empresas, para futuros networking e também, para você refletir se a empresa que está hoje faz sentido para a sua carreira.

3. Por que você acha que foi selecionado? Qual o seu diferencial?
Acredito que eu tenha sido selecionada, pois consegui um estágio na empresa que eu queria com a ajuda do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC). Consegui descobrir minhas habilidades (skills) e organizar minhas ideias.  Me diferencial é que sou uma pessoa muito determinada.

4. Como busca se desenvolver na carreira profissional?
Busco me desenvolver com um passo de cada vez e entender minha posição no mercado de trabalho e sempre me especializando par alcançar meu objetivo a longo prazo. 

5. Como sua formação acadêmica na Faculdade contribui para seu desempenho profissional?
Um dos pontos seria a apresentação em grupos que me ajuda a ter mais leveza quando preciso apresentar algum projeto.  E, com relação as matérias apresentadas no curso eu não utilizo no meu dia a dia.

6. Qual seu conselho para o aluno que está buscando uma oportunidade no mercado?
Tenha um objetivo para conseguir alcançar. O mercado de trabalho é amplo e tem muita oportunidade. Se caso não der certo o que almeja, não desista. Talvez só não era a hora certa.

7. Você encontrou alguma dificuldade no seu estágio e o que fez para superar isso?
Senti muita dificuldade em Microsoft Excel e Power BI. Para superar isso, eu pedi ajuda as pessoas próximas e tive treinamentos pela empresa. Para complementar isso, iniciei os dois cursos por fora também, hoje não tenho mais dificuldades e ajudo as pessoas novas.

📷 Confira mais fotos sobre esse, outros eventos e atividades no Instagram da Faculdade!

Pular para o conteúdo