Vida de Estagiário – Kauan Demoner Angelo de Souza

Faculdade Engenheiro Salvador Arena


O Kauan Demoner é aluno do 10º semestre do Curso de Engenharia Alimentos e atua na área de Qualidade Assegurada (Corporativo) na empresa ADM do Brasil. Para ele o estágio é fundamental para te inserir no mercado e te proporcionar as primeiras experiências. Aceitar os desafios e não ter medo de errar também faz parte dessa caminhada na construção de uma carreira. Confira o nosso bate-papo com o Kauan!

Conte-nos como foi participar de diversos processos seletivos. Você pode dar alguma dica para os nossos alunos?         
O principal é pensar que a entrevista é uma conversa com um amigo próximo. Seja descontraído (sem deixar a formalidade de lado) e demonstre confiança e tranquilidade nas palavras. Mostre que está empenhado em aprender e trazer inovações para a empresa. Dê destaque para suas qualidades e o repertório que adquiriu em projetos e disciplinas durante o curso.

Fale um pouco sobre os desafios do estágio e como é começar uma carreira, conhecer diferentes empresas.
Para aqueles em que o estágio será o primeiro emprego, assim como foi para mim, é normal se sentir um pouco perdido e deslocado no mundo corporativo. Mas todo mundo que está ali também começou de algum ponto. O estágio tem justamente esse objetivo: inserir o jovem no mercado de trabalho para ganhar experiência. Não tenha medo de errar, absorva todo o conhecimento que seu supervisor e colegas têm para oferecer. Seja curioso como uma criança e aceite os desafios que vierem. Você vai ver o quanto vai evoluir.

Por que você acha que foi selecionado? Qual o seu diferencial?
Sou bastante criativo e amo aplicar conhecimentos e inovar a forma de realizar as coisas. Além disso, participei de vários projetos durante a graduação que ajudaram a complementar meus conhecimentos acadêmicos e a desenvolver habilidades sociais.

Como busca se desenvolver na carreira profissional?
Ao terminar a graduação, pretendo me especializar em Engenharia da Qualidade e também em Gestão de Projetos. Além disso, pretendo cursar uma segunda graduação na área de Tecnologia da Informação, de forma a complementar minhas habilidades para uso das ferramentas da qualidade.

Como sua formação acadêmica na Faculdade contribui para seu desempenho profissional?
O Curso de Engenharia de Alimentos oferece uma matriz bastante diversificada, capaz de trazer à sala de aula situações que serão vivenciadas no dia a dia de uma indústria. Além disso, os projetos de extensão e atividades extracurriculares ajudam no desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais que complementam nossa formação acadêmica e cidadã.

Qual seu conselho para o aluno que está buscando uma oportunidade no mercado?
Perseverança é a chave do sucesso. Está tudo bem em receber alguns “nãos”. Mas não desista, acredite no seu potencial e no conhecimento adquirido. O tão esperado “sim” chega pra todos, basta não desistir.

Você encontrou alguma dificuldade no seu estágio e o que fez para superar isso?
Muitos me acham extrovertido, mas relacionamentos interpessoais nunca foram meu forte. Porém, meus supervisores identificaram essa lacuna e traçaram um plano para que eu pudesse aprimorar essa habilidade, e desde então evoluí muito. Outro grande desafio para mim foi a falta de conhecimento na área. Apesar de ter um pouco de vivência em projetos da Empresa Júnior, ingressei no mesmo semestre em que teria a disciplina de Gestão da Qualidade. Isso fez com que eu ficasse atento a cada detalhe das aulas, buscando aplicar os novos conhecimentos, sempre perguntando aos meus colegas de trabalho quando tinha dúvidas.      

📷 Confira mais fotos sobre esse, outros eventos e atividades no Instagram da Faculdade!

Pular para o conteúdo