Vida de Estagiário – Ruan Carlos Faccin

Faculdade Engenheiro Salvador Arena


O Ruan Carlos Faccin é aluno do 3º semestre do Curso de Engenharia de Computação e atualmente é também estagiário na Atomic Solutions, na área de Desenvolvimento e Automação de Testes. Para ele é fundamental a busca contínua por desenvolvimento na carreira. Envolver-se com projetos voluntários também é uma forma que ele busca para adquirir novas habilidades. Segundo ele, na hora da seleção é sempre relevante, além de ser competente, ser comunicativo. Confira o nosso bate-papo com o Ruan!

Conte-nos como foi participar de diversos processos seletivos. Você pode dar alguma dica para os alunos que ainda estão cursando a faculdade?
Sempre busque conhecer sobre a empresa, sobre quais os objetivos do cargo, verificar se é realmente o que deseja para sua carreira profissional! Além disso, sempre busque se adaptar da melhor forma possível para as entrevistas e dinâmicas de grupo, estudando, se preparando, porém, sendo você mesmo.

Fale um pouco sobre os desafios do estágio e como é começar uma carreira, conhecer diferentes empresas.

Como foi minha primeira experiência profissional, eu tinha receio de como iria me sair diante das dificuldades propostas e dos novos desafios; entretanto, muitas pessoas da empresa me ajudaram fortemente!

O apoio delas comigo foi fundamental para a minha evolução, não só profissional, mas também pessoal, já que além de possuir um treinamento espetacular para a área, elas estão nos acompanhando bem de perto, com feedbacks constantes, querendo saber da nossa experiência, medos, dificuldades, elogios e mudanças, sempre buscando mudanças para o bem comum.

Por que você acha que foi selecionado? Qual o seu diferencial?

Fui selecionado porque acredito ser um candidato competente e comunicativo. Meu diferencial está nas minhas habilidades técnicas e na capacidade de aprendizado rápido. Além disso, minha capacidade de comunicação clara e eficaz me permite colaborar de forma eficiente em equipe e resolver problemas de maneira efetiva.

Como busca se desenvolver na carreira profissional?

Eu busco me desenvolver na minha carreira profissional de diversas maneiras. Procuro constantemente aprender e me atualizar por meio de cursos para a minha área, ou conversando e perguntando sobre assuntos específicos para os professores. Além disso, busco envolver-me em projetos voluntários, nos quais posso adquirir novas habilidades e contribuir para causas importantes, o que me proporciona uma visão de mundo bem maior do que eu já possuía.

Como sua formação acadêmica na Faculdade contribuiu para seu desempenho profissional?
Minha formação acadêmica na faculdade exerce um papel fundamental no meu desempenho profissional, pois me proporcionou uma base de conhecimentos teóricos e habilidades práticas relevantes para minha área de atuação. Durante meus estudos, adquiri conhecimentos, desenvolvi habilidades de análise crítica, efetuei resolução de problemas e trabalho em equipe. Além disso, tive a oportunidade de realizar projetos interdisciplinares, o que me permitiu aplicar os conhecimentos aprendidos na prática e ganhar experiência.

Qual é o seu conselho para o aluno que está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho?
Meu conselho para alunos em busca de oportunidades no mercado é serem proativos e engajar-se ativamente em sua própria trajetória profissional. Além de focar nos estudos, é essencial buscar experiências práticas, como projetos interdisciplinares, projetos voluntários ou trabalhos freelancers, que ajudam a desenvolver habilidades e construir um portfólio sólido. Também sugiro networking, participando de eventos de interesse na área desejada.

Você encontrou alguma dificuldade no seu estágio e, em caso positivo, o que fez para superar isso? No meu estágio, enfrentei o desafio de lidar com demandas de multitarefas. Para superar isso, aprendi a gerenciar meu tempo de forma eficiente, estabelecer prioridades claras e utilizar ferramentas de organização. Além disso, reconheci a importância do autocuidado e do gerenciamento do estresse, procurando encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Essas estratégias me ajudaram a enfrentar essas dificuldades de forma eficaz e a manter um desempenho consistente.

📷 Confira mais fotos sobre esse, outros eventos e atividades no Instagram da Faculdade!

Pular para o conteúdo