Programa Internacional em parceria com a Northeastern University (EUA)

Faculdade Engenheiro Salvador Arena


Dialogues of Civilizations é um programa criado pela Northeastern University dos Estados Unidos que reúne estudantes de diversas partes do mundo num intercâmbio destinado a promover o desenvolvimento do conhecimento universal e as competências multiculturais com foco nas experiências globais transformadoras.

Em nosso país, ele teve a duração de um mês e foi realizado nas cidades de São Paulo, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Angra dos Reis. Durante o evento, os estudantes exploraram o robusto setor de energia renovável do Brasil e suas várias tecnologias de energia alternativa, tendo em vista que no Brasil mais de 80% de sua eletricidade é gerada a partir de fontes renováveis.

Essa experiência global imersiva permitiu que os estudantes norte-americanos se envolvessem com a cultura brasileira por meio de palestras e atividades acadêmicas, enquanto colaboravam em um projeto de estudo de caso com estudantes de Engenharia do Brasil para a Combio, uma das maiores empresas do setor de energia renovável no país. Os estudantes também aprenderam português básico, visitaram museus históricos e até conheceram a capoeira, uma arte marcial brasileira que combina elementos de dança, música e acrobacias. Os programas internacionais realizados em parceria com a Campus B, uma organização especializada em educação internacional, e as universidades estrangeiras proporcionam aos estudantes da Fundação Salvador Arena a possibilidade de internacionalizar os seus currículos, criar boas redes de contato com estudantes de outros países, além de desenvolver habilidades essenciais para um mundo cada vez mais conectado e interligado. Dentre essas habilidades trabalhadas no programa destacam-se a comunicação intercultural, o desenvolvimento pessoal, o pensamento crítico, a consciência global e a adaptabilidade, componentes trabalhados nas aulas, nos encontros e nos desafios reais realizados junto às empresas que fizeram parte do programa. Seguem abaixo os depoimentos da Tayssa e Luis Felipe, representantes da Faculdade Eng. Salvador Arena no programa:

Tive a oportunidade de participar do programa Sustainable Energy Dialogue, uma iniciativa da Campus B em parceria com a Northeastern University, a empresa ComBio e a divulgação da Faculdade Engenheiro Salvador Arena. Esse programa reuniu brasileiros e intercambistas para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para a ComBio, uma empresa que produz energia renovável. Durante o projeto, tivemos o prazer de visitar a sede da ComBio em Mogi Guaçu, onde pudemos compreender melhor o processo de produção desse tipo de energia. A experiência me permitiu conhecer outras culturas, trocar experiências e trabalhar com futuros engenheiros. Em parceria com três estudantes americanos de Engenharia Mecânica e uma estudante brasileira de Engenharia Ambiental, desenvolvemos uma solução, coletamos informações, organizamos nossas ideias e planejamos a apresentação para o problema de pedras presentes no bagaço de cana-de-açúcar, que prejudicavam os equipamentos da produção de energia. Foi uma experiência de muito aprendizado e um desafio enriquecedor. Trabalhar em um projeto com uma língua diferente da minha nativa e com pessoas de cultura diferente foi sensacional! Sou muito grata pela oportunidade e pelo aprendizado, tanto profissional quanto pessoal.” (Tayssa Suenaga, Administração, 5º semestre)

“Nas últimas semanas, participei do projeto “Sustainable Energy Dialogue,” uma colaboração com a Northeastern University e a Campus B, divulgado pela Faculdade Engenheiro Salvador Arena, focada em analisar desafios reais da empresa Combio. Trabalhar com estudantes americanos e brasileiros de diversas áreas, como Engenharia, Administração e Finanças, destacou a importância da comunicação e da colaboração em equipes multinacionais. Visitar os clientes da Combio em Mogi Guaçu foi uma parte essencial da experiência, permitindo-me observar diretamente a implementação de caldeiras elétricas que utilizam energias renováveis. Isso aprofundou meu entendimento sobre soluções de eletrificação sustentável e sua aplicação prática, alinhando-se com meus estudos em Administração e energia. A oportunidade de interagir em inglês com um grupo multicultural foi extremamente enriquecedora, ajudando a desenvolver habilidades de comunicação e a compreender diferentes perspectivas, competências indispensáveis em um ambiente de trabalho globalizado.” (Luis Felipe Lima dos Santos, Administração, 4º semestre)

📷 Confira as fotos dos eventos e das atividades no Instagram da Faculdade!

Tire suas Dúvidas
Pular para o conteúdo