Vida de Estagiário – Beatriz Marchetto

Faculdade Engenheiro Salvador Arena



Confira o nosso bate-papo com a aluna Ana Beatriz Marchetto do 4º semestre de Administração, estagiária da Oxiteno, na área de Compras Industriais.

Conte-nos como foi participar de diversos processos seletivos. Você poderia dar alguma dica para os nossos alunos?

Poder participar de diversos processos seletivos é uma ótima oportunidade, principalmente para nós que buscamos vagas. Participar das entrevistas nos possibilita conhecer mais esse ambiente, fazendo com que fiquemos mais confortáveis; é legal ter em mente que cada processo seletivo tem sua singularidade, mas, no fundo, todos seguem o mesmo escopo. Então, se eu pudesse dar dicas para quem está passando ou passará por processos seletivos são:

-> estude a empresa em que você vai passar por entrevista, entre no site, pesquise sobre sua história, quais são suas missões, visões e valores, até porque isso é uma forma de alinhar as suas expectativas com as da empresa. Verifique se é uma empresa em que você gostaria realmente de trabalhar, se faz sentido você pertencer àquele ambiente.

-> Outra dica é: acompanhe as orientações a respeito de como será o processo, se será uma breve apresentação pessoal, se haverá dinâmicas em grupos ou apenas um bate-papo. É sempre bom estar preparado para todas essas hipóteses.

-> Busque fazer um roteiro e treine a breve apresentação pessoal sobre você; pense em pontos fracos e fortes; pense sobre sua personalidade; tenha um currículo atualizado em mãos, e treine sua apresentação e oratória; isso garante que você esteja mais tranquilo e preparado no dia da entrevista;

-> Outro ponto que ajuda muito é conversar com professores ou colegas, ouvir conselhos e tirar todas as suas dúvidas;

-> Por último, e não menos importante, mantenha a calma e seja você mesmo; isso é o essencial; lembre-se de que o gestor que está ali já esteve no seu lugar; então leve com a maior naturalidade possível esse processo que tudo dará certo.

Fale um pouco sobre os desafios do estágio e como é começar uma carreira, conhecer diferentes empresas.

O estágio foi o meu primeiro contato com o mercado de trabalho; eu sempre tive vontade de trabalhar, mas sempre surgia aquele medo do novo também.

Logo no meu primeiro semestre da faculdade, eu comecei a me atentar às vagas e oportunidades de estágio do portal, e ao final do meu primeiro semestre me inscrevi em todas as vagas que me interessavam.
Quando eu comecei a trabalhar, estava bem animada e ansiosa; por mais que existisse aquele medo do desconhecido, era algo que eu queria muito vivenciar, conhecer todo o mundo corporativo e seus processos e atividades. E foi exatamente isso que me foi proporcionado!

Acho o estágio incrível, exatamente por este ponto: com ele, podemos experimentar diversas áreas, nos aventurar em diversas empresas, conhecer processos e nos arriscar; esse é o melhor momento para errar, cair, levantar e, acima de tudo, aprender.

Nem sempre vai ser fácil; começar a trabalhar é um grande desafio, mas é algo necessário para nosso processo de crescimento e desenvolvimento.

Os desafios mais comuns que posso destacar são: trabalhar e ter contato com pessoas mais velhas, aprender sobre as condutas e hierarquias da empresa, comunicação e realização de atividades com o resto da equipe, cumprimento de demandas, e o mais importante: NÃO ter medo de perguntar, estar sempre disposto a aprender, saber ouvir e respeitar opiniões diferentes e não ter medo de se expressar.

Algo que me dava muito medo no início, e até hoje: quando entro em novas empresas, tenho um pouco de receio, de fazer algo errado, achando que isso pode ser motivo de demissão. Mas quando esse medo surge, eu mudo minha forma de pensar, porque, como o próprio nome diz, estamos em um estágio; esse é o nosso momento de aprender; então é claro que não vamos chegar ali sabendo tudo; a parte de sistemas e operações diárias precisam ser explicadas para nós, até nos acostumarmos com as atividades; então, se em algum momento esse medo surgir, pense nisso que eu falei.

Por que você acha que foi selecionada? Qual é o seu diferencial?

Acredito que, ao longo das 5 aprovações que tive e com os feedbacks que recebi dos gestores, os pontos mais destacados foram:

-> Ter realizado um curso técnico;
-> Ter inglês avançado;
-> Ter muita vontade de aprender;
-> Estar em uma área de atuação com a qual eu realmente me identifico;
-> Ter perspectivas futuras em relação aos estudos;
-> Ter meus princípios e valores muitos fortes;
-> Ser comunicativa;
-> Ser eu mesma.

Como busca se desenvolver na carreira profissional?

Meu objetivo é aprender e conhecer cada vez mais todas as áreas das empresas; além disso, pretendo desenvolver projetos e melhorias que auxiliem na otimização e desenvolvimento da organização.
Meu sonho profissional é futuramente estar em um cargo de liderança em uma multinacional, mas para isso é necessário muito trabalho, aprendizado, esforço e dedicação da minha parte.

Como sua formação acadêmica na Faculdade contribuiu para seu desempenho profissional?

Na faculdade eu tive contato com algumas matérias, atividades e professores que me permitiram ter mais relação e conhecimento do mundo corporativo, além de aprender a dominar minhas emoções e conhecer mais sobre a minha personalidade. Esse processo foi fundamental para me tranquilizar e me dar uma base para ingressar nesses processos seletivos e também como lidar com o dia a dia empresarial.

Que conselhos você dá para o aluno que está buscando uma oportunidade no mercado?

Como dito anteriormente:

-> Mantenha a calma e seja você mesmo; isso é o essencial; lembre-se de que o gestor que está ali já esteve no seu lugar; então leve com a maior naturalidade possível esse processo, que tudo dará certo.

-> Estude a empresa em que você vai passar por entrevista; entre no site, pesquise sobre a sua história, quais são suas missões, visões e valores, até porque isso é uma forma de alinhar as suas expectativas com as da empresa. Analise se é realmente uma empresa em que você gostaria de trabalhar, se faz sentido você pertencer àquele ambiente.

-> Acompanhe as orientações a respeito de como será o processo: se será uma breve apresentação pessoal, com dinâmicas em grupos ou apenas um bate-papo. É sempre bom estar preparado para todas essas hipóteses!

-> Busque fazer um roteiro e treine a breve apresentação pessoal sobre você; pense em pontos fracos e fortes; pense sobre sua personalidade; tenha um currículo atualizado em mãos e treine sua apresentação e oratória; isso garante que você esteja mais tranquilo e preparado no dia da entrevista;

-> Converse com professores ou colegas, ouça seus conselhos e tire todas as suas dúvidas;

-> Busque sempre enriquecer seu currículo com cursos, atividades complementares e cursos de extensão da faculdade. Pode parecer que não, mas isso faz uma diferença absurda quando os gestores querem saber sobre sua vida acadêmica;

-> Outro ponto importante: estude inglês; hoje em dia, ter domínio do inglês é praticamente uma exigência nos processos seletivos. Então, aconselho muito vocês investirem no estudo dessa língua, até porque atualmente existem apps, vídeo no Youtube e até cursos gratuitos.

Você encontrou alguma dificuldade no seu estágio e o que fez para superar isso?

Sim, no meu segundo estágio, eu tinha um supervisor que estava mais próximo no meu dia a dia, acompanhando minhas atividades e me guiando, e acima dele, tínhamos um gerente. Desde que eu entrei, encontrei certa dificuldade em me comunicar com o meu gerente; ele era mais reservado, quase não falava comigo, e quando conversávamos, ele ficava bem acuado. Com o tempo, descobri que ele não me queria para a vaga; na verdade, ele tinha preferido outro candidato que já tinha experiência e era homem. Nesse mesmo período aconteceu um episódio em que ele me confiou uma atividade e minutos antes de eu entregá-la, ele já a tinha feito. A partir disso comecei a perceber que, de certa forma, ele não confiava em mim; então, ao longo do meu estágio, precisei mostrar, através do meu trabalho e entrega de demandas, que eu era responsável e que aquele pré-conceito que ele tinha construído sobre mim não era verdadeiro, e que ele poderia contar comigo para o que precisasse. Com o passar do tempo, nossa relação começou a melhorar e ficou normal.

📷 Confira as fotos dos eventos e das atividades no Instagram da Faculdade!

Tire suas Dúvidas
Pular para o conteúdo