Vida de Estagiário – Victoria Alves

Faculdade Engenheiro Salvador Arena




Victoria Maria Barbosa Alves é aluna do 9º semestre de Engenharia de Alimentos e atua como estagiária na Danone, na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Para ela os maiores desafios do estágio são a organização e comunicação. E uma boa dica de mercado é investir no Linkedin como uma possibilidade de conhecer pessoas que trabalham na área do seu interesse.

Conte-nos como foi participar de diversos processos seletivos. Você tem alguma dica para dar aos alunos?

No primeiro processo seletivo de que participei tive um desempenho ruim na entrevista com o gestor, porque eu não sabia como poderia falar sobre as atividades feitas na faculdade a meu favor, como uma forma de mostrar a minha proatividade e dedicação na faculdade. Além disso, eu tinha muita dificuldade para falar sobre mim e as minhas qualidades. Foi com esse feedback de reprovação na vaga que tive um estalo para começar a pesquisar formas de como melhorar a comunicação, sabendo incluir meu dia a dia da faculdade de forma positiva.

Com isso, eu busquei dicas sobre processos seletivos e conversei com pessoas que já estavam na área ou empresa em que eu gostaria de seguir, além de investir em cursos gratuitos para melhorar meus pontos fracos.

Fale um pouco sobre os desafios do estágio e como é começar uma carreira, conhecer diferentes empresas?

Os principais desafios do estágio é são a organização e a comunicação.

Hoje eu estou estagiando na área de P&D, pela qual sou responsável principalmente pelo acompanhamento do prazo de validade de produtos através de análises em laboratório. Com isso, a comunicação é um desafio constante e que busco melhorar a cada dia, porque preciso saber comunicar(informar) sobre os resultados das análises para as demais pessoas junto com a minha percepção(avaliação). E dentro disso também entra a minha maior descoberta: que sou tímida! Sempre me achei uma pessoa comunicativa, mas isso é dentro do meu próprio círculo familiar e de amizades; com isso,(portanto.) meu desafio diário é fazer com que a minha timidez não atrapalhe o meu rendimento e, em paralelo, desenvolver a minha comunicação.

O outro ponto é a organização; é muito importante que você saiba qual a melhor forma para ter o seu próprio controle das entregas e pendências. E a faculdade é um “treinamento” real para isso, porque, por exemplo, na semana de provas, temos provas todos os dias e é preciso se organizar antecipadamente sobre como será a rotina dos estudos. O dia a dia do estágio funciona da mesma forma: tenho produtos aos quais faço análise de 3 em 3 meses, e outros, semanais; assim é bom eu ter uma visibilidade prévia para organizar a semana, ver quais são as pendências para não fazer nada com pressa ou de última hora.

Por que você acha que foi selecionada? Qual é o seu diferencial?

O diferencial foi estudar sobre a vaga e saber mostrar que me encaixava nos pré-requisitos dando exemplos sobre atividades que fiz na faculdade. Como a minha vaga é em P&D, e eu falei que aprendi sobre todo o processo de criação de um novo produto na disciplina de “Desenvolvimento de Produto”, contei tudo sobre o tema, sobre como andou a pesquisa e como isso contribuiu para o meu aprendizado. Outro ponto era a proatividade; demonstrei isso falando sobre quando dei a monitoria de Química Geral, que foi algo por vontade própria e em que vi uma oportunidade em de ajudar os alunos novos devido à facilidade minha nessa área; além disso, falei sobre as aulas da planta-piloto, em que eu sempre estava dando um jeito de estar perto dos equipamentos, ajudando e gravando os vídeos. Essa foi uma forma de demonstrar interesse e curiosidade.

Como busca se desenvolver na carreira profissional?

Busco me desenvolver procurando pontos de melhoria diário, tanto na minha organização pessoal como nas atividades e entregas periódicas, assim como participar dos cursos de desenvolvimento que o programa de estágio oferece; eles são muito bons e ajudam bastante no nosso autoconhecimento.

Como sua formação acadêmica na Faculdade contribui para seu desempenho profissional?  
      
A faculdade nos prepara muito bem na construção de conhecimentos técnicos, e também para sabermos lidar com pessoas dentro de um trabalho em grupo. Além disso, os trabalhos interdisciplinares contribuíram para uma melhor visibilidade sobre a conexão entre os assuntos tratados em matérias diferentes, mas que em uma rotina industrial são totalmente dependentes.

Qual é o seu conselho para o aluno que está buscando uma oportunidade no mercado?

Invistam no Linkedin! É uma ferramenta que ajuda a conhecer pessoas que trabalham na área do seu interesse, o que possibilita conversas interessantes e boas para o seu desenvolvimento. E quanto mais você pesquisa vagas da sua área mais as vagas ficam direcionadas à sua busca; então busquem muitas vagas, diariamente, que o seu Linkedin ficará mais estratégico na sua área de atuação.

Você encontrou alguma dificuldade no seu estágio e o que fez para superar isso?

No estágio, a principal dificuldade que tive foi para aprender sobre como funciona o acompanhamento do prazo de validade de um produto. Para superar isso, eu perguntava para a minha gestora sobre todo esse processo, buscando informações com estagiários que realizam o mesmo trabalho e, buscando nos arquivos salvos na rede, além de pesquisas na internet.       

📷 Confira as fotos dos eventos e das atividades no Instagram da Faculdade!

Tire suas Dúvidas
Pular para o conteúdo