O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Educação financeira na infância: o poder dos jogos na formação de consumidores conscientes”, desenvolvido pelos alunos Thais Ayumi Hisatomi, Giovanna Gomes Bonamin, Larissa Gregorio Batista e Victor Hugo Trovo, do 8º semestre do curso de Administração da Faculdade Engenheiro Salvador Arena, sob orientação do professor Me. Sidney Galeote, tratou com excelência a relevância as discussões atuais sobre a importância de formar consumidores conscientes desde cedo. Em um contexto de desafios econômicos e sociais, onde a ausência de alfabetização financeira gera impactos negativos na sociedade, o estudo trouxe uma contribuição prática e inovadora.
O projeto resultou na criação do jogo de tabuleiro “O Mestre do Dinheiro”, voltado para crianças de 8 a 12 anos, que utiliza a gamificação como ferramenta pedagógica para ensinar conceitos de poupança, planejamento financeiro, escolhas conscientes e doação de tempo. Baseado no desenvolvimento cognitivo infantil (Piaget) e no framework Octalysis, o jogo incorpora metas, recompensas e simulações do cotidiano, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
Aplicado em uma escola estadual com 60 crianças, o jogo trouxe resultados expressivos: 91,67% compreenderam o planejamento de gastos, 50% adotaram hábitos de poupança e 95% aprenderam conceitos novos. Os dados validam o potencial da iniciativa como ferramenta eficaz para integrar a educação financeira aos currículos escolares e despertar consumidores mais conscientes desde cedo.
Em um cenário em que pesquisas apontam o déficit de educação financeira no Brasil, especialmente na infância, o trabalho dos alunos da Faculdade Eng. Salvador Arena se destaca como uma resposta criativa e prática a uma demanda social urgente. Além de aproximar teoria e prática, o projeto reforça o papel da instituição como polo de excelência em ensino gratuito, pesquisa e inovação, sempre conectada às necessidades do mercado e às tendências educacionais contemporâneas.