Vida de Estagiário – Guilherme Gonçalves

Faculdade Engenheiro Salvador Arena


Guilherme Gonçalves Castro é aluno do 6º semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação e atualmente realiza estágio na área de Engenharia do Produto na Scania. Selecionado entre quase 10.000 candidatos — apenas 74 aprovados — Guilherme traz na bagagem experiências anteriores em estágios que o ajudaram a desenvolver segurança, postura em dinâmicas e capacidade técnica para enfrentar desafios reais do ambiente corporativo. Para ele, a sinceridade nas entrevistas, a vontade de aprender e a busca contínua por conhecimento foram determinantes no processo seletivo e na adaptação ao dia a dia da empresa. Confira nosso bate-papo com ele:

Conte-nos como foi participar de diversos processos seletivos. Tem alguma dica que você gostaria de deixar para os nossos alunos?
Foi uma experiência positiva e desafiadora; o processo seletivo uniu quase 10.000 candidatos e apenas 74 foram contratados. Se fosse para dar uma dica, acredito que ser franco e falar o necessário foi algo que me ajudou muito.

Fale um pouco sobre os desafios do estágio e como é começar uma carreira, conhecer diferentes empresas.
Acredito que o maior desafio é ter que aprender e absorver todos os conhecimentos, ao mesmo tempo em que você quer mostrar que é preparado. No começo, vai ser tudo extraordinário e desafiador ao mesmo tempo, porém, com foco e determinação, você atinge a “velocidade de cruzeiro”, que seria alcançar o ritmo desejado para as coisas se tornarem menos complexas.

Por que você acha que foi selecionado? Qual o seu diferencial?
Acredito que minha experiência foi algo que me ajudou muito durante a minha seleção; essa é a terceira empresa em que eu faço estágio e isso me ajudou a ter tranquilidade durante as dinâmicas e a entrevista; pude provar minhas competências e que eu era capaz para a vaga que conquistei.

Como busca se desenvolver na carreira profissional?
Sempre buscando adquirir qualquer o máximo de conhecimento, não parando de estudar e focar sempre qualquer oportunidade nova para aprender.

Como sua formação acadêmica na Faculdade contribuiu para seu desempenho profissional?
Por estudar Engenharia de Controle e Automação, todo aprendizado em sistemas embarcados, automação, linguagem de programação e elétrica tem sido bem fortalecedor para mim no meu desempenho.

Que conselho você daria para o aluno que está buscando uma oportunidade no mercado?
Construa uma base na faculdade, tanto acadêmica quanto interpessoal. Não tenha medo de participar de processos seletivos e de dinâmicas ou até mesmo de cometer erros; o momento é de aprender e construir uma base para o começo da carreira profissional.

Você encontrou alguma dificuldade no seu estágio e o que fez para superar isso?
Sim, o domínio da área é algo que não se aprende em um curso técnico e nem mesmo na faculdade. Então fui pesquisar como construir uma base, tanto em cursos como com profissionais com muito tempo de casa, que já são especialistas no assunto.

📷 Confira as fotos dos eventos e das atividades no Instagram da Faculdade!

Tire suas Dúvidas