Vida de Estagiário – Joyce Peres

Faculdade Engenheiro Salvador Arena


Joyce da Costa Peres é aluna do 3º semestre do curso de Engenharia de Computação e, atualmente, estagia na área de Engenharia Industrial, na empresa Toledo do Brasil. Para ela, a determinação e o entusiasmo durante a entrevista foram diferenciais na sua seleção. Confira o nosso bate-papo com ela:

Conte-nos como foi participar de diversos processos seletivos. Você teria alguma dica para dar aos nossos alunos?
Acredito que o mais importante é descrever em seu currículo habilidades e competências relacionados à vaga em que você está se candidatando, tendo em vista que, por mais que seu currículo seja ótimo, se ele não estiver alinhado aos objetivos da vaga, dificilmente ele será percebido pelo recrutador.

Fale um pouco sobre os desafios do estágio e como é começar uma carreira, conhecer diferentes empresas.
Um dos principais desafios do estágio pra mim era relacionado ao fato de que havia, e ainda há, pessoas extremamente capacitadas ao meu redor e em certos momentos meu desejo de ser como elas aumentava toda vez que eu não conseguia executar uma tarefa 100% sozinha. No entanto, esse sentimento também me proporcionou a oportunidade de melhorar cada vez mais e ser reconhecida por isso. Sem dúvida, aproveitar as oportunidades oferecidas pelo primeiro estágio é um fator crucial para desenvolver um bom início de carreira.

Por que você acha que foi selecionada? Qual é o seu diferencial?
Eu acredito que foi pela minha determinação e entusiasmo durante a entrevista, e essa teoria foi confirmada pelo meu superior direto semanas atrás. Certa vez, ele disse que me escolheu porque, ainda que eu fosse nova, eu possuía muita determinação e que, nas palavras dele, “o conhecimento técnico eu ensino, o seu entusiasmo e atitude são naturais seu”.

 Como busca se desenvolver na carreira profissional?
Por meio de cursos livres, bootcamps e tendo contato com pessoas da área.

Como sua formação acadêmica na Faculdade contribuiu para seu desempenho profissional?
Contribuiu pelo fato de que os trabalhos e aulas passados pelos professores auxiliam e estimulam nos alunos o desenvolvimento não só de capacidades técnicas, mas também sociais, as quais são de extrema importância no cotidiano profissional, em reuniões e projetos.

Qual seu conselho para o aluno que está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho?
Abra o seu leque de opções, pesquise sobre o mercado; existem milhares de empresas muito boas na região que proporcionam oportunidades excelentes para quem estuda na FESA. E, principalmente, trabalhe muito bem a forma como você se comunica, pois é ela que pode abrir muitas portas para que você seja reconhecido e tenha uma chance.

Você encontrou alguma dificuldade no seu estágio e o que fez para superar isso?
As minhas principais dificuldades no início eram técnicas, ainda que eu possuísse as habilidades de comunicação e relacionados, o conhecimento técnico só adquiri executando minhas atividades diárias.

📷 Confira as fotos dos eventos e das atividades no Instagram da Faculdade!

Tire suas Dúvidas